21.11.05

 

Da irresponsabilidade dos humanos donos de cães (RPS)

O pastor alemão, à solta, viu a miúda de sete ou oito anos ao longe. Fitou-a, rosnou, ladrou e a miúda de oito anos, assustada, correu em sentido contrário. O animal lançou-se também em corrida e derrubou-a. Fez-lhe uma primeira arremetida com o focinho, mas, quase em simultâneo, a intervenção do dono do bicho evitou o pior. Pelo menos, a miúda não tinha sido mordida. Uff...

Hoje, a miúda tem quase quarenta anos, é mãe de filhos e passa-se perante qualquer canídeo. Vá lá que não lhe pesa culpa alguma. Nem aquela que a dona do cão lhe quis imputar:
- a miúda não tinha nada que correr nem que mostrar medo. Ela tem de perceber que mostrar medo é o pior que se pode fazer.
Só faltou dizer que a miúda merecia dois estalos.

É em horas destas que admito rever a minha posição contrária à pena de morte. E rever, até, a minha posição favorável ao Estado de Direito. Porque não justiça pelas próprias mãos? Porque não matar, logo ali, a dona, o dono e o cão?
Tenho a sensação de que, apesar de só ter dez ou onze anos, pensei a fundo sobre estas questões.

Esta memória ocorre-me porque, há dias, depois de estacionar o carro, à noite, numa rua deserta numa área residencial do Porto, deparei-me, a uma certa distância, com um adolescente com ar de betinho passeando o seu rottweiller. Solto. E sem açaime. Bruscamente, meti-me de novo no carro. O cão não terá reparado, mas o puto, cheio de mesuras, ao passar pelo carro, pára e diz-me:
- Não tenha medo... Ele é mansinho...
- Foda-se, pá! - respondi eu -, também tenho aqui um revólver descarregado. Posso ir brincar com ele para tua casa?

O puto teve mais medo de mim que eu do cão dele e foi-se, acelerando o passo.
Ele deve ter pensado que eu era maluco por querer brincar com um revólver, mesmo descarregado. E tinha - teve - toda a razão. Só um maluco brinca com um revólver entre terceiros, mesmo que descarregado. Quanto mais não seja, pela insegurança que causa nesses terceiros.
E andar por aí, à solta, com cães de grande porte, de instinto feroz e sobre os quais o humano pode, numa fracção de segundos, perder todo e qualquer controle é coisa de pessoa mentalmente sã?

Percebo a necessidade de um pastor ter cães, de um caçador os ter, de um cego ter um para guia. Não entendo para além disto. Mas não vou discutir aqui esse gosto de muitos humanos por ter um cão. Sugiro apenas: se os querem ter, comprem, juntamente com todos os outros produtos que compram, uma trela e um açaime para andarem na via pública. Trata-se de respeitar os outros. E de evitar tragédias.

Comments:
Tenho como verdadeira a frase: não há animais ferozes, mas sim donos inconscientes. Concordo com a necessidade de proteger os outros dos nossos “gostos”.
Adoro animais e raramente tenho medo. Olho sempre primeiro para o animal dono e regra geral consigo perceber a reacção do bicho a uma tentativa de festas.
O mesmo não se aplica a quando ando de moto. Já fui mordido 3 vezes por cães que teimam em correr atrás da bicicleta. Não os censuro, se fosse cão faria exactamente o mesmo e diria “vai fazer barulho para a p*** que te pariu… filho da P***”.
Caro RPS, poderias ter feito umas festas ao cão com a coronha do teu revólver. Ele iria gostar.

Por falar nisso: tenho cães e gatos para oferecer.
 
boa, RC!!
;o)

eu quando vi o titulo desta pousta pensei: "cá pra mim o RPS vai levar com força...".

mas não, RPS, não vais levar com força! concordo contigo, menos na parte do "Percebo a necessidade de um pastor ter cães, de um caçador os ter, de um cego ter um para guia. Não entendo para além disto.". pois... ainda não percebeste a magia dos animais.

como diz uma querida amiga minha: "quanto mais conheço as pessoas mais gosto dos animais"!

bem, eu tenho uma Rott e gosto de passear com ela sem trela e sem açaime.
1) a trela dá-me jeito para pô-la a rodar pôr os outros cães todos, com as hormonas aos saltos, dali para fora
2)o açaime custa 5,50 €uros e, caramba, eu não sou rico!
3)oh, e a minha boninhas tem uma carinha tão linda!!! ela só fica com ar agressivo quando tem um açaime!!! ora bolas!

mas uma coisa: quando vou a passar por pessoas tenho SEMPRE o cuidado de por a trela. porque não sei se a pessoa que vai ali a passar merece uma bela duma ferradela por karmas anteriores...

como dizia uma banda que para mim já acabou:
"educação é liberdade"
seja em cães, seja em pessoas...
 
fosgassen, eu transcrevi que concordava mas eu li foi muito apressado!!!

NÃO, EU NÃO CONCORDO QUE OS CAÇADORES POSSAM TER CÃES! EU NÃO CONCORDO COM CAÇADORES! OS CÃES NÃO TÊM CULPA NENHUMA PARA SEREM POSTOS NAS MÃOS DESSES FACÍNORAS!!!!

pronto, era só mais isto...
 
Eu gosto muito de animais, não de todas as espécies, mas principalmente de cães e gatos. E também tenho uma pastora alemã que é a coisas mais doce que há na terra, mais terna e carinhosa que muitos seres humanos. Acho mesmo que se um ladrão lhe aparecesse à frente lhe oferecia a pata, como faz a toda a gente.
 
"Só um maluco brinca com um revólver entre terceiros, mesmo que descarregado. Quanto mais não seja, pela insegurança que causa nesses terceiros."

Ó DIABO, ISTO LEMBRA-ME QUALQUER COISA (CALA-TE BOCA...)QUE ME OBRIGA A CONCORDAR...GLUP !
 
RPS,
1- Eu concordo contigo. Só não percebo é porque é que não havias de brincar em casa do moço com o revólver carregado. Tinha muito mais piada.

2- AR embarretado,
Sei bem ao que te referes. És maluco.

3- Quanto mais conheço os animais e as pessoas, mais gosto de uma conta bancária com muitos dígitos e um sinal mais atrás (que muitos dígitos tem a minha, mas commum sinal menos).
 
Pergunta inocente:"Ar Embarretado" é o novo pseudónimo de Arlindo do Rego? E, já agora, que tal contar aquela do pontapé no cão do pai do futuro secretário de estado?
 
Eu TAMBÉM gostava de ter uma pastora alemã, - loira, vestida à tirolesa, com tótos e meias brancas...ai ai...
 
A putativa cena "rangel's dog" é uma efabulação de um amigo malndro que a propalou em "estado de necessidade humoristica"

Outra efabuulação como a estória que teria descido de um autocarro aos tropeções e caido no próprio vómito.

A verdade é não raras vezes sacrificada à reles laracha de botequim...

Infámias...

Enfim...arquivm os autos e abata ao efectivo (do) real
 
Exmo Grande-Chanceler Funes:

Maluco ?! Eu ?!

Então, é verdade !

Fui investido na ilustre confraria !... Hip hip ! Hurra !
 
Se poder evito sempre o belo do cão.
Já foi mordida e graças a um béubéu que saiu disparado nem sei de onde falta-me o 2 da matrícula á parte do acidente que ia tendo foi autuada pela polícia. Por causa do 2 invisível. Claro!
 
quem tem medo compra um cão
 
E o bicho-mulher? Não é pior que o Rott?
 
Boa posta sobre coisas perigosas. Eu acho é que todo o cidadão deveria ter um cão. gajo com cachorro e gaja com cachorra. seria um bom desbloqueador de conversa quando o nosso cão se atirasse á cadela, a cheirar o sexo dela e nós ali mortinhos por fazer o mesmo. nunca aprendemos.

e um panilas andava de cadela, ou cão panilas, já nem sei..( que confusão)
 
raio de comentário ( a culpa é do meu filho que me está a obrigar a ouvir John Cena. Conhecem?)
 
Não deixo de concordar em parte com o RPS no que diz respeito a questões de segurança, embora um bom açaime mereçam muitos dos cidadãos imbecis do nosso país. Discordo apenas quanto á necessidade dos caçadores, estes sim uma raça abominável que maltrata os próprios cães em virtude de um "divertimento" asqueroso.
Ter um animal é maravilhoso.
Só mais uma coisa, se alguém me dissesse que queria brincar com o revólver em minha casa, não pensaria que seria maluco, mas sim tarado.
 
Estou contigo rps! Lá por os donos acharem muita piada aos seus cães, não quer dizer que eu tenha que levar com ele em cima! Acho piada aos animais, mas ainda gosto mais de pessoas!
 
VP - ???

Vejo que muitos amantes de cães que por aqui passaram acabam por reconhecer que ter um animal implica risco. E pode implicar perturbação a terceiros. É um bom sinal.
Se eu gostasse de cães, acho que teria a mesma opinião que aqui exponho.
Este post trata apenas de uma questão de carácter cívico e, eventualmente, legal. (não há uma lei que obriga a colocação de açaimes?... ). O post sobre a questão específica do gosto por animias sairá em breve.
 
eu gosto de cães
eu gosto de gatos
eu gosto de ler-te:)))

concordo q em relação aos caes os donos deveriam ser coerentes e leva.los spre com trela, no mínimo..
mas quem tem culpa não são os caes, são os donos:))

jocas maradas de gatos, já que os detestas:))))))))
 
Já algumas vezes me apeteceu usar armas de fogo e noventa por cento delas seriam contra cães que insistem em ladrar estupidamente quando eu tenho que me levantar de madrugada. Puta que os pariu. Só queria matar um p'ra ver se os outros se calavam, filhosdaputa
 
Confirmo-te que há uma lei que obriga os cães a terem açaime posto, quando soltos! A obrigatoriedade cessa, se o dono do animal, o mantiver preso por uma trela!
 
mas.. mas.. estes cães foram criados ESPECIFICAMENTE para serem violentos. juntamente com outras raças saídas da alemanha.
ok, se as pessoas querem um animal destes como companhia, estao no seu direito. mas eu também estou no meu de tentar proteger a minha pele.
e se é ilegal passear o cão sem açaime nem trela, qual é a dúvida?

frifri quer um colibri
 
Venho aqui desfazer o mito do "cão que ladra não morde". Vou contar um episódio da vida real para o comprovar. Estava eu, um belo dia, ocupada em ficar em último lugar numa prova de orientação em que participei com outra gaja, quando nos desorientámos por breves instantes e penetrámos em território vigiado por um enorme e feroz pastor alemão, preso por uma corrente. Antes que nós o víssemos, o cão sai da penumbra, DESATA A LADRAR e a perseguir-nos. Eu e a minha amiga gaja tivemos o belíssimo instinto de bater em retirada para ficar fora do alcance do animal, mas infelizmente a corrente era longa e o cão alcançou-me, MORDENDO-ME na parte do meu corpo que estava virada para ele na altura - o rabo. Ou seja, para além de me ter doído imenso, de ter sangrado e de ter tido de ir ao hospital fazer um curativo, ainda tive que ouvir imensas piadas dos médicos e colegas relativamente à parte do corpo em que tinha sido mordida. Isto não se faz.
Mas continuo a gostar muito de cães.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?