10.10.05

 

Pós-Autárquicas I - alguns vencedores e alguns vencidos (RPS)

Com eleições em 308 concelhos e mais de quatro mil freguesias, multiplica-se o número de vencedores e vencidos. Eis alguns.

LEITURA NACIONAL GLOBAL
Vencedores: PSD. CDU. PCP. Jerónimo de Sousa. Marques Mendes (apesar de nenhuma vitória eleitoral fazer dele um líder credível). Populismo.
Derrotados: PS. José Sócrates. Jorge Coelho. CDS. Ribeiro e Castro. Bloco de Esquerda (subiu, mas aquém das expectativas, não dando o "salto"). Carlos Carvalhas (o êxito de Jerónimo não deixa de ser uma derrota de Carvalhas).

PORTO
Vencedores
: Rui Rio (mais Rui Rio do que propriamente o PSD). A vitória de Rio é, também, a vitória de um estilo diferente. Um estilo que, sem entrar em ruptura com o sistema, tem resquícios anti-sistema. Desagrada a uma imensa minoria. À maioria agrada ou ser-lhe-á indiferente. Rui Sá.
Derrotados: Francisco Assis (um bom discurso a assumir a derrota). A sub-cultura política que pode designar-se como Lota de Matosinhos. Também pode ser agora chamada de sub-cultura política de Campanhã ou Aldoar. Bloco de Esquerda e João Teixeira Lopes. As Redacções do Porto

LISBOA
Vencedores
: PSD e acima de tudo Carmona Rodrigues. CDU. Maria José Nogueira Pinto. As Redacções.
Derrotados: PS e acima de tudo Carrilho que fez um discurso miserável (podia ter ouvido Francisco Assis). Bloco de Esquerda (elegeu Sá Fernandes, mas para quem ia ser terceira força...).

OUTROS
Na pequena guerra do CDS, Telmo Correia é um dos vencedores da noite. Portas também.
A família Soares é derrotada em toda a linha.
Com os resultados de Matosinhos e, principalmente, do Porto, Narciso Mirande é um dos grandes vencedores da noite.

Comments:
Grandes derrotados são também o sistema informático do STAPE [ah!ah!ah!ah!], o presidente do FCP, a democracia [com as vitórias de Valentim, Felgueiras, Isaltino e mais uns quantos que só diferem destes porque ainda não são arguidos...] e, finalmente!, Ferreira Torres.
Vencedor continua a ser Alberto João Jardim, que conseguiu pintar a totalidade do mapa autárquico da SUA Madeira de cor de laranja...
 
E esqueci-me de dizer que um dos vencedores inequívocos das autárquicas é este blog: http://blogautarquicas.blogs.sapo.pt/
 
Derrotado foi também Miguel Sousa Tavares, que passou a noite ressabiado, a dizer asneiras. Estranho, porque nem sequer é costume.
 
"Vencedores: (...) Marques Mendes (apesar de nenhuma vitória eleitoral fazer dele um líder credível)."

Eu até podia concordar com esta afirmação, mas ela vem de um tipo que reputa Durão Barroso de líder credível.
Durão Barroso, imaginem!
Eu quando penso em alguém mais nulo do que Durão Barroso só me lembro de Guterres.
Se Durão Barroso fosse ainda o líder do PSD, de certeza que o PS estava hoje a comemorar o resultado das autárquicas, que tinha confirmado e superado os resultados obtidos pelo partido da rosa nas legislativas.
 
Perdemos todos nós, que elegemos 43 000 pessoas directamente e provavelmente outras 45 000 indirectamente para estarem a viver as nossas custas durante mais 4 anos.
E se o pais fosse votar finalmente num reordenamento de território?
 
ganhamos nós, os blogantes do FF, com as belas crónicas que por aqui se têm escrito!

e o RPS, que até adivinhou umas coisitas!
;o)
 
Em Braga para variar ganhou o Eng. Mesquita Machado.

Achei piada ao discurso de alguns, cheios de moral e de razão... Foi bonito ver o Major irritar-se com o microfone que teimava eu não funcionar e ver a Bárbara ao lado do marido, qual primeira dama de Portugal... Algo nunca antes visto, o PS apresentou dois candidatos à Câmara de Lx.
Mas ainda mais incrível foi constatar que os Portugueses continuam a dar um voto de confiança a quem se calhar não o merece... ainda que até se que prove o contrário todos são inocentes!

(Isto para não dizerem que só comento posts sobre futebol)
 
...e se Fatinha, Tininho e o "nosso Májor" forem condenados ?

Há precedentes legais...Cerqueira, Curto, etc...

Vão deslargar o lugarzito, em queda livre...

Então, o Avelininho, desempoleirado, vai ser uma dor de alma. Se fosse a ele pirava-me para um país das Américas, que não tenha convenções de extradição connosoco...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?