25.10.05

 

Os apoiantes de Manuel Alegre andam iludidos (RPS)

Desculpem o pretensiosismo: este post é dedicado a todos aqueles que andam iludidos com a candidatura de Manuel Alegre. Em particular àqueles que pertencem também ao universo dos meus amigos e conhecidos e que são de esquerda ou complexados de esquerda.
O que a seguir exponho, em especial as previsões, decorre, tanto quanto me é possível, de uma análise racional. Pode ser contestada, poderá revelar-se errada, mas não é um mero palpite nem decorre das minhas antipatias, simpatias e manias.

A única semelhança entre Salgado Zenha em 86 e Manuel Alegre hoje é que ambos entraram em ruptura pessoal com Mário Soares. De resto, tudo é diferennte.
Entre Soares e Zenha a ruptura pessoal deu-se porque houve, antes, uma ruptura política insanável. Entre Soares e Alegre a ruptura foi meramente pessoal, com o primeiro a atraiçoar o segundo (Sócrates não entra neste filme porque não é amigo de Alegre e a sua atitude tem de ser vista como uma normal pulhice política).

Manuel Alegre não é o Zenha de 86. É a Pintassilgo de 86. Goza de simpatia generalizada à esquerda e até entra à vontade pelo centrão. Mas só porque a luta ainda não começou de facto. As sondagens, a longa distância, dão-lhe resultados muito bons. Até superiores aos de Soares. Quando as coisas começarem a sério, a doer, virá por aí abaixo.

Por muito que custe a algumas pessoas, estas Presidenciais são entre Cavaco e Soares. Mais nada.
Cavaco parte em clara vantagem. Soares padece, hoje, de vários handicaps, mas será um erro se o seu adversário - o único, Cavaco - o substimar. A Cavaco interessará, de algum modo, promover Alegre, mas terá de o fazer com savoire-faire, para não hostilizar Soares. Quanto mais Cavaco substimar e/ou hostilizar Soares, mais este lhe agradecerá.

Ainda sobre Soares, estas eleições poderão trazer um dado novo: pela primeira vez, a televisão poderá ser-lhe prejudicial. Poderá, não é certo que o seja.
Sê-lo-á se, na sua crueza, a televisão vier a revelar, na verdade, um velho. Uma troca de nomes aos 60 anos é uma gaffe. Aos 80 é um sinal de insanidade. Um cochilo aos 60 anos é resultado do cansaço natural. Aos 80 é arteriosclerose.

As candidaturas de Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã tem como único objectivo segurar o eleitorado natural e marcar terreno. Podem ir até ao fim, mas também podem desisitir a meio, a favor de Soares. Tudo depende do modo como as coisas decorrerem.

Volto a Manuel Alegre para dizer que o seu resultado não será substancialmente diferente do obtido por Lurdes Pintassilgo em 86.
Alegre terá 7, 8, 10, 12 - vá lá... - por cento. Mário Soares terá entre 25 e 30. Jerónimo 6 ou 7 e Louçã dois ou três.
Cavaco Silva terá quarenta-e-muitos ou cinquenta-e-poucos por cento.
Se houver segunda volta, continuará a ser favorito, mas correrá mais riscos.
Na primeira volta, Cavaco corre o risco de ganhar. Na segunda, corre o risco de perder.

(Se estiver errado, escusam-me de me o lembrar em Janeiro. Eu venho cá.)

Comments:
E vamos ter que gramar esta conversa até janeiro???
Já estou farto de presidenciais!
Já agora, esqueceste-te do Garcia Pereira
 
És um animal político, do lado errado, RPS.
Os teus melhores posts, apesar de muitas vezes revelarem obstinação, são sobre política.
 
Não sei se essa do complexado de esquerda é para mim, mas não enfio a carapuça. De resto, essa conversa não sei ao que vem e não condiz com o resto do post. Que está bem, por muito que enoje (a realidade dos candidatos, não o post). Na segunda volta, se houver, claro, lá terei de escolher o candidato que menos pele de galinha me faz.
PS. Aproveito para dizer que a escolha do presidente da comissão de Honra do Cavaco (Eanes para quem não sabe) dissipou as dúvidas que não tinha. Vou ali vomitar...
 
Caro Mcjaku...
Não és um dos casos mais evidentes, mas, para além de seres de Esquerda (o que é tão normal como ser de Direita) tens o teu complexozinho esquerdista.
 
o post está brilhante. não te esqueças é da reviravolta que foi em 1986. soares partiu com 8% e ficou lá 10 anos! apesar da idade (e ontem, a idade traiu-o várias vezes), é um animal político. parte em desvantagem, mas isso só o estimula. desta vez não tem freitas pela frente... tem cavaco. estou curiosa com o resultado.

PS: gostei especialmente da sequência «normal pulhice política».
 
PS2: MV = marco vaza?
 
excelente post. extremamente racional, como eu gosto.
 
De acordo com o RPS, Manuel Alegre é mais parecido com Lurdes Pintassilgo do que com Salgado Zenha e é muito provável que não sobreviva à primeira volta e a falta de apoio partidario vai senti-la quando a campanha apertar e o emprestimo bancario não der para tudo. mas é provável que consiga um pouco mais que os tais 10, 12 %, talvez consiga apanhar alguns votos que estão fora do alcance de soares, aqueles que se arrependeram logo a seguir a terem votado PS nas legislativas, talvez chegar aos 15, 20 %. Numa segunda volta, que me parece ser o cenario mais provavel, entre cavaco e soares, entram em cena os tais "complexados de esquerda" que irão engolir mais um sapo, tapar a cara de soares no boletim de voto e colocar a cruz no quadradinho à frente do seu nome. Na segunda volta soares arrisca-se mesmo a ganhar, independentemente do que fizer durante a campanha.

ps - para inês: MV = marco vaza -equação correcta
 
Mas não há complexados de direita.
Por isso nós, os cde, somos diferentes...
 
Mas não há traumatizados de paz.
Por isso nós, os tdg, somos diferentes...
 
Arteriosclerose, não!
APNEIA DO SONO
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?