9.10.05

 

O voto sereno, o apelo à participação e a tarde com a família - ou uma chuchadeira habitual em domingos eleitorais (RPS)

Ontem defendi aqui a alteração da lei, no sentido de acabar com o dia de reflexão.
Hoje, venho defender que a lei passe a proibir a recolha, por jornalistas, de depoimentos de candidatos nas suas secções de voto.

Não consigo encontrar o mínimo de interesse jornalístico na cobertura deste tipo de acontecimentos: o sr. X votou às 11.30 na Escola Gil Eanes e apelou à participação dos portugueses. A tarde será passada em família.

Hoje, por volta das 11, liguei a TV e deparei-me, na RTP-N, com um directo da Junta de Massarelos, onde Rui Rio aguardava a vez de votar. Directo, senhores!!!
A única reportagem deste género que poderia ter interesse seria qualquer coisa do tipo: o deputado Luís Fazenda entrou hoje na sua secção de voto armado, acompanhado de quatro amigos também armados, com gritos de Viva a Revolução albanesa! e Viva Henver Hoxa.
Isto já teria algum interesse jornalístico.

Acresce que a lei proíbe a difusão de qualquer tipo de propaganda num raio de não sei quanto metros das mesas de voto. Ora, um candidato a falar à porta da secção de voto, mesmo que só diga banalidades, prefigura um quadro de propaganda e apelo ao voto.

Se eu fosse candidato ou titular de um cargo político:
a) recusar-me-ia a produzir qualquer tipo de declaração quando fosse votar.
b) não divulgaria aos jornalistas a hora a que votaria.
c) votaria às 8 da manhã em ponto, correndo o risco de com isso ter má imprensa. Porque tê-la-ia: a preguiça é uma das piores características da classe jornalística.

Comments:
Caro RPS, começo por pedir desculpa por usurpar o teu post para fazer um post. Mas a temática política impede-me de postar no Blog do Lado.
Gosto do dia de Votação. Gosto do clima que se vive na Assembleia de Voto. Gosto de sentir que faço parte de uma escolha. Gosto de rever caras que só vejo no dia de votação.
Encaro a coisa como o Natal da Democracia, apesar da amargura de alguns, sinto-me bem quando voto. É pena que muitos não sintam o mesmo.

Quanto à temática abordada no teu Post: 100% de acordo.
 
Meu bom RC...
És sempre bem vindo. Posta o que quiseres por aqui. Tens toda a liberdade. Aqui, nunca te poderás queixar de censura. Já eu, no blog do lado...
 
Quem desdenha quer comprar. Tu querias era ser político e ter as câmeras à tua volta.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?