14.10.05

 

O Porto-Benfica da verdade absoluta (RPS)

Foi na baliza do topo Norte, nas Antas.
A bola sobrevoou a defesa do Benfica, vinda da meia-direita do ataque do Porto. (terá sido o Pavão?... Não me recordo, mas gostava que tivesse sido o Pavão).

Sentado no camarote número quinze, estava, recorrendo ao futebolês erudito, no enfiamento da jogada. Tinha os olhos na bola: ela a vir para cá, a vir para cá... Não sei como, mas, de súbito, o Lemos estava sozinho com a bola, frente ao guarda-redes. Sem eu dar conta, tinha-se desmarcado, ali por entre o defesa-direito e o central. Eles também não tinham dado conta...

Pois o Lemos esteve ali sozinho com a bola uma eternidade de umas fracções de segundo. Uma eternidade em que a minha função respiratória esteve suspensa e em que visualizei o pior: “vai falhar”, disse para mim, contagiado já pelos complexos e pelo pessimismo que então marcavam a atmosfera daquele estádio.

Mas não... Num ápice, desvaneceu-se aquela visão de terror e frustração: o Lemos não falhou. GOOOOOLOOO !!! - explodimos... Quarenta mil, cinquenta mil, sei lá bem... A caminho dos oito anos, esse era um detalhe que não me ocupava o espírito. Sei que a lotação do estádio era menor do que uns anos mais tarde porque ainda não tinha sido fechada a bancada. Havia uma espécie de praça da maratona, semelhante à do Jamor, mas menos sumptuosa. Contudo, as bancadas abarrotavam de gente. “Condições de segurança” era expressão que ninguém conhecia na época e não havia essa coisa chamada “stewards” nem seres similares de colete florescente. Estávamos em 1971, um adepto de futebol não era olhado como um criminoso em potência e, por isso, não era revistado à entrada do estádio.

O golo do Lemos deixou-me em êxtase, com pele de galinha, olhos molhados. Naquela tarde soalheira de domingo, uma qualquer bênção tinha acabado de cair do céu sobre aquele estádio, sobre aquela gente, sobre mim e, principalmente, sobre o Lemos. Na segunda parte, ele marcou mais três. A baliza do topo sul ficava mais distante do camarote número quinze, tenho uma vaga ideia de um golo após um canto... 4-0 àqueles bandidos, quatro golos do Lemos.

Daí para cá, vi dezenas de “Portos-Benfica” e, com o tempo, foi subindo exponencialmente o número de vitórias do Porto. Grandes tardes ou grandes noites de grandes jogos e grandes vitórias. Mas não houve nem haverá mais um Porto-Benfica como aquele dos quatro golos do Lemos. Nesse final de tarde de domingo, tive a certeza de que o meu clube era o melhor do Mundo.

E que o Benfica, afinal, não valia nada.


(Este texto foi aqui editado em 28 de Fevereiro. Iniciava eu, então, a minha aventura blogueira. Estávamos em vésperas de um Porto-Benfica e o JPF solicitou-me um texto a propósito. Porque se mantem actual e vem, de novo, a propósito, aqui fica a reedição.)

Comments:
boa (re)posta!
o FCP-SLB de que mais gostei foi o primeiro a que assisti ao vivo, com resultado de 3-0.
não sei quem marcou os dois primeiros golos (é perguntar ao barbed) mas sei que o último foi o meu preferido. foi do Lipscei!

nunca fui nem à velha chocolateira da luz nem ao novo cestinho de pão da luz. mas gostava de lá ter estado quando Wetl, Drulovic, Jorge Costa, Artur e Edmilson calaram aquela gente toda... toda?? quase toda!! uma maré de irredutiveis tripeiros festejou como se não houvesse amanhã!!

e, RPS, como vens à bola comigo (vens, não vens??), vais aprender um novo significado para a palavra "argentina"...
 
RPS, és então um daqueles de que fala o Funes que dizem à boca cheia que vão ver o jogo do camarote 15?
A convite de quem, do Pinto de Magalhães?
Hehehehehe
 
TÁ QUASE, TÁ QUASE, POSTERS.lá vem o autocarro do FCP.

SM
 
opppssss...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?