14.10.05

 

Koffi Annan contra o Mundo (SM)

Será possível irritar Koffi Annan? A cada discurso de Bush, como dormirá o Secretário Geral das Nações Unidas? De consciência tranquila?Ou terá que pensar em reparar danos a torto e a direito?

Koffi Annan é um dos meus heróis; quase tão bom como o dinâmico, mas de ar eternamente aflito, Perez de Cuellar, mas simplesmente óptimo perante a ineficácia de um Bouthros Ghali, de má memória.

Que outro cidadão do Gana poderia fazer frente a Bush durante tanto tempo, como por alturas da crise no Iraque? Se não conseguiu mais é porque as Nações Unidas estão à beira da falência técnica; na ONU já ninguém acredita, mas em Annan lá vamos confiando; até mesmo sabendo da duvidosa ligação do filho (pródigo?) no programa petróleo por alimentos (também) no Iraque.

Aliás o Iraque é um verdadeiro escolho na vida do homem-que-mesmo-não-estando-parece-sempre-sereno: lá perdeu o homem de mão, Vieira de Mello, que certamente o iria substituir.

Por tudo isto, Koffi Annan merece muito mais que o Nobel , ou todas as condecorações do Sampaio ou o doutoramento "honoris causa" da Nova e jantares chatos com Sócrates/Freitas, a que foi sujeito; o "meu" secretário geral merecia que todos os Bush desta vida fossem à fava com um bilhete de ida, sem volta. E também um jantar (em que eu participasse) regado com bom vinho, boa música e um eterno "piss off the boring people".

Comments:
Ipsis verbis, idem idem, aspas, aspas em tudo o que foi "postado" aqui! Sem dúvida que o ganês é um grande homem, que apesar daquela aparente serenidade, esconde-se um homem muito coerente, atento, lutador, numa das arenas mais difíceis de controlar: a ONU. Ainda por cima ter que levar com o anormar do Bush...!!! É obra!!!
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?