31.10.05

 

A idade de Soares (RPS)

Este fim de semana, no Porto, Mário Soares apresentou a Comissão de Honra da sua candidatura. No discurso, lembrou uma frase que atribui à sua mulher, Maria de Jesus: todos os portugueses já votaram pelo menos uma vez em Soares e pelo menos uma vez contra Soares.
É mentira. Eu nunca votei - uma vez que fosse - em Mário Soares ou em qualquer lista onde constasse o seu nome. Também não voto desta vez.

Sou insuspeito de simpatias pelo doutor Soares, apesar dos méritos que lhe reconheço. Apesar de tudo isto, acho indecente as constantes referências à idade avançada do homem e ao seu estado mental. Como indecente é a contabilidade que agora se faz das suas gaffes e enganos. Não é bonito. Não foi bonito ouvir o elogio fúnebre que ontem lhe fez Marcelo Rebelo de Sousa, na RTP.
A idade não pode ser tema da campanha. Acresce que, do meu ponto de vista, há suficientes argumentos para não votar em Soares.

Se Mário Soares já não tem condições para isto, o problema é dele, dos seus familiares e dos seus amigos. Se o homem está gagá, o eleitorado não votará nele. Se, ainda assim, votar e ele for eleito, o sistema tem mecanismos para fazer face ao problema.
Não há limite de idade para uma pessoa se candidatar à Presidência da República. Nem poderia haver. Qual seria o limite? 70? Porquê? Porque não 72?
Seria um disparate definir um limite máximo. Como um disparate é o estabelecimento, na Constituição, de um limite mínimo de idade. Porque raio não pode haver um candidato a PR com menos de 35 anos? Não temos todo direito a voto aos 18?

Comments:
Discordo.
Não há limite mínimo de idade para conduzir? E para casar sem autorização dos pais? (Porquê aos 18? Porque não aos 17?)
E não há uma idade a partir da qual é necessário fazer exames médicos para se conduzir? (Porquê aos 60? Porque não aos 55?).
E limite de idade para se trabalhar?
Há limite de idade para muita coisa. Tem de ser.

Alice
 
E para sair à noite?

Ericazinha (a da chupeta cor de rosa)
 
Era interessante que estas Vanessazinhas e afins conseguissem assinar e dizer o que raio querem dizer sem rodeios...pessoas pseudo-maduras vão muito para lá do ridículo!
 
Por uma vez, RPS, não posso concordar contigo.
Estarás, por certo, de acordo que um miúdo de 9, 10, ou 11 anos não tem maturidade suficiente para fazer certas escolhas de vida. Alguns terão essa maturidade aos 16; outros, nem aos 30. Na impossibilidade de apreciar, caso a caso, quando é que a maturidade de um indivíduo é suficiente, para ele poder autodeterminar o sentido das suas escolhas, a lei fixou os 18 anos, para esse fim. Não é uma razão de ciência que justifica a eleição dos 18 anos; não é por aos 18 anos o indivíduo ser maduro. É uma razão de certeza e de segurança. Podia ser aos 17, podia ser aos 19, podia ser (como foi no passado) aos 21. Tinha é que ser uma idade concreta. Ao legislador pareceu razoável os 18. Nada a opor.
O mesmo se diga em relação à idade máxima. Há uma idade a partir da qual o ser humano começa a perder faculdades. Para uns será aos 40, para outros será aos 90. Não me repugnava nada que a lei fixasse nos 70 a idade máxima para um indívíduo se poder candidtar à Presidência, admitindo que se pudesse recandidatar a um segundo mandato, se o primeiro tivesse terminado depois de atingida aquela idade. Mais uma vez, não se tratava de dizer que depois dos 70 o indivíduo está gagá (senão a ressalva que acabei de fazer a uma candidatura a um segundo mandato não faria sentido). Tratava-se, isso sim, de, em nome da certeza jurídica, estabelecer uma regra clara e segura. Em média, é razoável admitir que a partir dos 70 a energia para levar a cabo uma magistratura presidencial vai escasseando.
Perguntas se essa idade não podiam ser os 72 anos. Podiam. Como disse e repito, não é uma idade concreta que está em causa. É um princípio de certeza e de segurança. Tem que ser uma idade pré-determinada que todos conheçam e que não possa ser manipulada ao sabor dos candidatos. se essa idade são os 70, os 75, os 80, ou os 82 e três meses é irrelevante.
-
Em relação a Soares, concretamente, também não estou de acordo contigo. Se ele, de facto, está gagá, o problema não é dele e da família. É nosso.
Por questões de piedade, como defendi noutro lugar.
Se está gagá, Soares não sabe o que faz. Se soubesse certamente não gostaria de se saber a fazer as figuras que tem feito.
Ora, é precisamente em nome dessa vontade presumida de Soares (que ele, por incapacidade intelectual, já não sabe manifestar) que, na defesa do SEU PRÓPRIO interesse e da SUA PRÓPRIA imagem, devia ser impedido de se candidatar.
Obviamente, que o meu argumento dá a entender que Soares está completamente balhelhas, um autêntico vegetal, completamente incapaz de medir as consequências dos seus actos. Evidentemente que não é assim. Soares sabe, por certo o que está a fazer. Mas haverá, porventura, faculdades que o enriqueceram no passado e que hoje, sem que disso se tenha apercebido, definitivamente perdeu. E isso pode prejudicar seriamente a sua imagem.
Claro está que, mesmo sendo assim, não é por isso que se vai agora impedir Soares de se candidatar.
Mas é por isso que não seria mau estabelecer um limite de idade para as pessoas se candidatarem.
 
Eu concordo com o rps no seguinte, quando há razões de sobra para o criticar, porque raio há-de vir a sua idade à discussão? Que lhe apontem o dedo, mas pelo que ele faz, e não pela idade que tem, como se isso fosse razão ou desculpa para os actos de um candidato a um cargo político!
 
Ninguém critica Mário Soares pela sua idade. Os que tiverem sorte, um dia chegarão à mesma idade.
Aquilo que se diz serem críticas a Soares pela sua idade são, na verdade, críticas ao PS, por ter escolhido apoiar um candidato com a idade de Soares; uma idade em que, normalmente - como é patentemente o caso de Soares - a energia e a lucidez começam a escassear.
 
Pronto, lá está o amigo Funes a criticar o Mário Soares pela sua idade avançada...
 
É o Soares,é a política é o nosso país!!Está tudo VELHO!!!!
 
Eu acho que a candidatura de Soares é apenas o reflexo da situacao precaria da politica hoje em dia e o desencanto da sociedade. Se Soares se candidatou e o PS o apoiou é porque nao conseguiram encontar um outro candidato que reunisse consenso, porque mesmo destro dos partidos, tudo é compadrios e falsidades e interesses. E o anciao e talvez ainda o que consegue um pouco de respeito na casa tao desorganizada...
Pessoalmente nao votarei nele. E concordo com o Funes, acredito que, como é natural, tenha perdio faculdades que o enriqueceram no passado.

BOM FERIADO! Eu estou a trabalhar...

Abracicos!
 
RPS, uma coisa é certa: a idade de Soares é ruído que interfere numa campanha em que há questões importantíssimas a discutir, mas quem é q ainda se acredita que nas campanhas se discute o q quer q seja?
Funes, grande (nos 2 sentidos) comment.
 
Se a idade releva para a condução de veículos mais deveria relevar para a condução de países

No caso do soares o MP deveria (e poderia) entrar, de imediato, com uma acção de interdição, ou vá á: de inabilitação
 
Se a idade releva para a condução de veículos mais deveria relevar para a condução de países

No caso do soares o MP deveria (e poderia) entrar, de imediato, com uma acção de interdição, ou vá lá: de inabilitação
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?