16.9.05

 

O roupeiro (RPS)

Viram o que eu vi nas imagens televisivas?
Liedson faz 2-1 (ao Benfica, em Alvalade, sábado passado) e festeja o golo junto à bandeirola de canto com Sá Pinto e... Polga? Não... Luís Loureiro? Não... Rodrigo Tello? Não... João Moutinho? Não... Algum suplente que saltou do banco? Não... Festeja o golo com o roupeiro da equipa. Ou técnico de equipamentos, como se diz agora.

Como sabemos, o roupeiro não joga. Como sabemos, o roupeiro não tem lugar no banco de suplentes. Como sabemos, de acordo com os regulamentos das competições, o roupeiro não tem acesso ao relvado nem ao espaço que o circunda.

Pois nada disto é válido para o roupeiro do Sporting. Ele faz o que quer.
Lembram-se daquele folhetim de chacha com a camisola do Rui Jorge, do Sporting, que o Mourinho terá ou não rasgado? Quem estava lá, na confusão? O roupeiro do Sporting.

O roupeiro do Sporting está para os jogos em Alvalade como o Paulo China está para os flashes das revistas cor-de-rosa no Algarve, durante o Verão. Ou como o Animal (ou Empelastro) está para os directos televisivos. Está lá sempre a perturbar. E, neste caso, a violar regulamentos.

O roupeiro do Sporting é um cidadão portador de deficiência mental.
Era um miúdo perdido, desintegrado, que passava o tempo nas imediações de Alvalade e que os responsáveis do Sporting acolheram, recuperaram e integraram na sociedade.
O Sporting fez um trabalho altamente meritório, deu um grande exemplo que só pode merecer aplauso. O roupeiro do Sporting ganhou, até, direito a "ter nome" no mundo da bola. Trata-se de Paulinho Gama ou, simplesmente, Paulinho.

Um demente, ou qualquer outro cidadão deficiente, não pode ser excluído pelo facto de ser deficiente. Tem o direito de ser integrado na sociedade. Paulinho Gama conseguiu obter esse direito.
Uma vez integrado, uma vez tornado útil à sociedade, uma vez capacitado para cumprir uma tarefa que, não sendo altamente qualificada, acarreta esforço e responsabilidade, vê-se também obrigado a cumprir deveres.
Se os cumpre no dia a dia de Alvalade, deve também cumpir os que decorrem dos regulamentos dos jogos de futebol.
Deixá-lo andar por ali à solta, violando as regras, e potenciando situações de conflito só porque "coitado, é tolinho, mas é um tipo porreiro..." não deixa de constituir, também, um quadro de discriminação. Inaceitável. Como inaceitável é a impunidade de que o Sporting goza. Se fosse o roupeiro de outro clube, havia, no mímino, multa pesada da Liga.
Já agora: será que em nos jogos da UEFA em Alvalade se passa o mesmo?...

Comments:
Apoiado a 100%!
 
Um bocadinho intolerante, han? Mas q faz confusão, faz...
Mas no final o q interessa é o q rapazinho esteja feliz...

Abraço da Zona Franca
 
Uma instituição de caridade o reino da lagartada. Para além do paulinho, que deixam andar livremente junto ao relvado, também toleram o Dias da Cunha na bancada vip...
 
e o filipe orelhas tb passa na tal bancada!
mas acho melhor o rapazinho andar ali do que a arrumar carros.
tb acho, oh RPS, que intoleranciazinha aí, hem?!?
 
É a impunidade de Alvalade: Paulinho, Dias da Cunha, José Peseiro...
 
Diz Zekez Carvalho: Ai RPS sempre puseste este desgraçado post, tão pouco humanista, apesar dos pedidos em contrário. Enfim, para os fariseus do cumprimento obessivo e rigoroso de todas as regras vai uma recordação: em 1980 o Sporting foi às Antas jogar com o FCP num jogo (quase decisivo) para o título. Colados às redes do guarda-redes Vaz estavam para aí dez índios que passaram todo o jogo a provocar e a insultar o Keeper do Sporting. A dado passo o árbitro António Garrido (futuro colaborador do departamento de futebol do FCP) marcou um penalty inexistente contra o Sporting; gerou-se sururu; um dos dez índios entrou no relvado, de guarda-chuva numa mão (!) e com a outra foi pôr a bola na marca de penalty. Este foi marcado pelo Oliveira, o Vaz defendeu, Romeu marcou na recarga. O jogo terminou 1-1. No final RPS veio dizer-me que na zona dos camarotes (que ele frequentava) todos sabiam desde o início que aquela malta iria para trás das redes do Vaz tentar desestabilizá-lo. Enquanto mo contava ria-se a bandeiras despregadas pois achava tudo aquilo muito engraçado. Epílogo: mesmo assim o Sporting acabou por ser campeão nesse ano. Deus não dorme.
 
...És tão mauzinho RPS!!! Não sou verde, mas bolas és mesmo anti-sul!!! Ainda assim, tens razão quando se fala no cumprimento das regras...
 
Desta vez,
Com Zekez!
A tese de RPS
Até me entristece.
 
Soltou-se a lagartada!
 
Freddy, Everything, Pipas Bubbles:
vocês estão a entrar no "coitadinho". Não dignifica o rapaz.

Zekez: obrigado por essa tua deliciosa memória.
Estava à espera que rebatesses os meus argumentos... Melhor assim!
 
Chego (muito) tarde, porque primeiro enojei-me e depois não sei porquê o meu comment não entrou.Toca a repetir.
O que será que leva RPS a quebrar as suas regras de bem postar e fazer um texto quilométrico a dizer o quê:que o Sporting tem um roupeiro deficiente e que o mesmo comemorou um golo (fora do campo que eu vi)abraçado aos jogadores!
Comemorar um golo é coisa que acho que todos os roupeiros fazem ou os massagistas, embora o Rudolfo Moura deve às vezes ter dificuldade em saber por que clube torcer. Nesta Liga das apostas, se ele lá estava era porque podia. aliás se o RPS andasse mais atento, veria que o Paulinho está lá em todos os jogos, a fazer o que os roupeiros costumam fazer (p ex: levar o fato de treino aos jogadores substituídos). Até no FCP isso acontece.
Mas o estranho disto é RPS não se recordar que o ajuntamento atrás da baliza sul das Antas narrado por Zekez era constante e não um episódio e que nas Antas houve mesmo um golo de apanha bolas num Porto vs Sporting numa noite de nevoeiro (era árbitro Alder Dante) e até um treinador "fabuloso" que agarrou um jogador adversário para o impedir de fazer um lançamento de linha lateral. Dois episódios que, em quase 40 anos a ver futebol, não me lembro de ver em mais lado nenhum. Por isso, RPS esse tiro foi como cuspir para o ar: os telhados da casa são de um vidro muito frágil.
PS Para não se dizer que só digo mal: o actual treinador do FCP não parece ser da mesma laia. Saúde-se.
 
por amor de deus! preocupa-te com coisas realmente graves, em vez de estares aí a lançar argumentos idiotas contra o grande (enormíssimo) paulinho gama! é que é mesmo de uma grande idiotice e falta de sensibilidade o que acabaste de escrever!
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?