28.9.05

 

O inventor (MV)

Grandes inventores holandeses segundo a enciclopédia on-line Wikipedia: Laurens Janszoon Coster, que terá sido o inventor dos tipos móveis, embora a maior parte das provas históricas diga que foi Guttenberg; Cornelius Drebbel, o inventor do primeiro submarino; Christiaan Huygens, matemático e físico de várias conquistas; Zacharias Janssen, o homem do microscópio; Dietrich Nikolaus Winkel, a quem o mundo tem de agradecer pelo metrónomo; Conrad J. van Houten, o rapaz que patenteou um método barato de extrair gordura dos grãos de cacau.

Acrescento mais uma entrada, Ronald Koeman. Enquanto jogador, Koeman inventava vitórias quando tinha um livre frontal perto da baliza adversária, uma espécie de Geraldão holandês, tal como Simão faz actualmente. Era a sua especialidade. Enquanto treinador, coloca a sua mente criativa ao serviço do Benfica e já tem patenteados várias formas de gerir uma equipa de futebol. Ontem, em Old Trafford, descobriu em Beto qualidades para fazer de extremo-direito e, quando os seus contemporâneos o chamavam de louco, ele insistiu e defendeu a sua invenção até quase à última.

Já em Alvalade tinha descoberto outro extremo-direito de seu nome Carlitos, de quem ninguém conseguiu ainda extrair futebol e o rapaz já lá anda há uns anos, entre outras invenções. Na altura ninguém entendeu. Mas os visionários são assim, incompreendidos no seu tempo. Outra grande descoberta, foi a de defender um título de campeão dando vantagem aos adversários.

Contra um Manchester United de terceira, o Benfica até nem esteve mal, mas nunca chegou perto da vitória. Será legítimo dizer que Nuno Gomes, o grande goleador benfiquista dos últimos tempos, fez um golo e uma assistência em Old Trafford mas foi para o lado errado, que Koeman inventou uma estratégia de defender um empate, insustentantável quando o outro lado se chama Manchester United, mesmo que o pior dos últimos tempos. O triunfo era possível, mas a Koeman, que se contentava com um empate, saiu-lhe uma vitória moral.

Comments:
Co Andrianse - o inventor do final de carreira de Jorge Costa...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?