28.9.05

 

Diário das Autárquicas, dia 3 (RPS)

A legislação que rege as eleições para o Poder Local deveria ser alterada no sentido de permitir que o eleitor pudesse votar para as Câmaras, Assembleias Municipais e Juntas de Freguesia que lhe apetecesse.
Essa possibilidade é facílima de executar através de sistemas electrónicos, mas eu até sou contra o uso desse meio em actos eleitorais (é um belo tema de debate, divide estudiosos e especialistas, mas fica para outra ocasião).
O eleitor deveria poder dirigir-se às localidades onde quisesse votar. Por exemplo, eu voto em Paranhos, mas também me interessa o que se passa, discute e faz ou não faz em Santo Ildefonso ou no Bonfim ou em Nevogilde. Ou em Mafamude, Gaia. Porque raio não tenho direito a intervir nestas freguesias?
O mesmo se aplica às Câmaras Municipais. Apesar de ter nascido e de viver no Porto, não deixo de me sentir envolvido nas Autárquicas em Lisboa e em muitos outros concelhos do país.
Bem sei que já estão a pensar: deveria ser bonito, os partidos a organizarem excursões... Esta situação poderia ser prevenida com legislação complementar, proibindo, por exemplo, a circulação de autocarros de passageiros em dia de eleições.
Mas devíamos ter a possibilidade de votar em mais de uma freguesia, em mais de um concelho.

Comments:
Concordo. Acredita que tenho andado a pensar nisso. E queria muito que isso fosse possível já nestas eleições porque onde eu posso votar não quero e onde não posso é onde queria porque estão lá as pessoas em quem acredito.
Beijinhos.
 
Achas mesmo que isso é razoável?
 
Razoabilissiomo. Pelo menos quem mora numa freguesia - ou concelho - e trabalha em outra deveria ter esse direito. Afinal de contas, essas pessoas [e são muitos, muitos milhares] são afectadas duplamente pelas autarquias.
 
Seja como for, é uma bela ideia, RPS.
Gostava de poder votar em Freixo-de-espada-à-cinta ou Lageosa do Dão.
Talvez Nelas, sim, talvez votasse nelas...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?