21.9.05

 

A chuchadeira-mor da TV em Portugal (RPS)

Durante um exercício de zapping (a minha modalidade favorita enquanto praticante - como espectador prefiro futebol) detive-me uns minutos na RTP-N, vendo Estranhos Amores. Presumo que se designa assim aquele programa com o inefável Júlio Machado Vaz (para alguns, o Júlio Agachado Zás), e uma senhora, Gabriela Moita (por alguns também designada por Gabriela Atrás da Moita).

A dado passo, a entrevistadora interrompe a conversa: "não sei se vou dizer um disparate, mas... blá, blá, blá...". Uma pessoa que assistia a meu lado insurgiu-se: "isto é maneira de fazer uma pergunta???!!!".
Não é uma fórmula muito ortodoxa, de facto, mas a rapariga mostra, pelo menos, a humildade de admitir que pode dizer disparates. Porque os outros dois não. Os outros estão cheios de certezas e sabem tudo sobre sexo, relacionamentos amorosos e quejandos.

Há muitos anos (89? 90? 91?...) Vaz, em parceria com o Aurélio Pereira, inovou na saudosa Rádio Nova, no Porto. À meia-noite de domingo, num programa chamado O Sexo dos Anjos, mantinham conversa sobre questões intimistas: sexo, afectos, relacionamentos, desilusões, vitórias e derrotas da vida. Ainda não inebriado pelos holofotes da fama, ainda sem uma clique de admiradoras a adulá-lo, com os assuntos "frescos", ainda não esgotados, Vaz partilhava alguma da sua experiência clínica com um comunicador nato (a propósito: o que é feito do "velho" Aurélio?).

O Sexo dos Anjos era um programa de rádio que nos proporcionava conversas interessantes. Estranhos Amores é um programa de televisão onde se discute o sexo dos anjos. Literalmente.
Ali se dizem as maiores evidências num registo de grande descoberta. A conversa corre mole - banalidade aqui, esguicho sentimental ali. Uma chuchadeira pegada. É a maior chuchadeira da televisão em Portugal.

Vaz e Moita adoram ouvir-se a si próprios e um ao outro. A entrevistadora adora ouvi-los e mostra, em permanência, um pasmo pueril face às afirmações dos seus gurus. Ficam todos contentinhos com o que dizem. E trocam galhardetes, olhares cúmplices, pequenos afectos: em forma de sorriso néscio, Moita, em registo blasé, Vaz, sempre semi-deitado porque uma amiga lhe deve ter dito que ficava cheio de estilo.

Nuinguém lhes diz para acabarem com aquilo?

Comments:
Tive o prazer de trabalhar com Gabriela Moita que é, além de uma mulher admirável, uma das grandes especialistas em estudos de género em Portugal. Compartilho, no entanto, do desprezo para com o Machado, que além de tudo o mais é mouro!
PS: O nome do programa é "Estes Difíceis Amores" - definitivamente o RPS não atina com nomes...
 
Não tenho TV Cabo. Nunca vi o programa.
 
Só vi um bocadinho do programa uma vez. Suspeito que os intervenientes o fazem para se desinibirem e, uma vez desligadas as câmaras, acabarem numa orgia.
 
Para quem não tem cabo pode sempre assistir ao programa n'A 2, aos sábados, depois das 2 da madrugada.
 
Dona Filipa...
Que idade tem V.Senhoria? 60?70? Se sim, desculpe a abordagem. Se tem 20 ou 30 digo-lhe que vá beber uns copos. E faça sexo nas madrugadas de sábado, em vez de ouvir e ver aqueles tristes a falar de sexo!
 
25.

Bem, o facto de saber a que dia e a que horas passa não significa que assista...
 
O q está a dar é o AB Sexo...Queres ter nojo de relações sexuais? Liga a TVI na 2a à meia-noite...

Abraço da Zona Franca
 
"Ninguém lhes diz para acabarem com aquilo?"
Eu digo:
ACABEM COM ISSO!!!!!!!!!!ANDORE! XÔ,VAI-TE OH MELGA!!!!!!!!!
 
Boa RPS, também gostava de ouvir a NOVA (sabes uma coisa a que achava piada: conseguias ouvir de... digamos... 6 em 6 minutos um cigarro a acender, como nas conversas de amigos).
...E também agora me falta a dose mínima garantida de paciência para atura o Agachado Zás.
E há algo de verdadeiramente pavoroso: o tipo (veja-se o Murcon) profere a banalidade mais escusada e tem quinhentos comentários do tipo: Genial, Professor... Bem, devem ser pacientes...
 
E agora, imagine-se: eu sou doente do Zás e, em jeito de análise, deito-me no divã e digo, por exemplo: "às vezes apetece-me dar uma fodinha quando estou a jantar num restaurante e depois fico muito mal disposto comigo próprio e vou à casa de banho vomitar. Se calhar é por isso que sou daltónico" e o gajo, logo no Domingo a seguir diz à Moita: "um doente meu dizia no outro dia que às vezes lhe apetece dar uma fodinha quando está a jantar num restaurante e depois fica muito mal disposto consigo próprio e vai à casa de banho vomitar. E que se calhar por isso hahahah é hahaha daltónico hihi"
Quer-se dizer... tá mal!
 
Aurélio Gomes (e não Pereira) está no RCP. José Gabriel era o terceiro elemento do Sexo dos Anjos e tanto quanto sei terá falecido há pouco tempo.

O Sexo dos Anjos era um fantástico programa de Rádio, com R grande. Machado Vaz ainda está a escorregar nesse sofá.

Embora em baixo de forma, por comparação com o que fez, ainda acho que o Machado Vaz é um bom comunicador. Talvez lhe falte justamente um tipo que o pique.

Mas as televisões estão cheias de professores que dizem o que querem sem serem muito contestados - Marcelo, Vitorino, Sousa Tavares, etc....
 
Caro RPS,
O Zapping é uma coisa maravilhosa quando nós temos o comando, execrável quando outrém o faz à nossa frente.Não é à toa que se associa a actividades masturbatórias...
O referido programa tem dias: a apresentadora é uma completa "murcona" (esta teve piada, não teve), o prof na maioria dos programa tem ares de estar a fazer um grande frete. Ocasionalmente, quanddo estão reunidas as condições adequadas, como seja terem um convidado inteligente, ou, sei lá, o prof ter dado uma queca, ou o Benfica ter sido campeão, o programa pode ser brilhante.
Com tudo isto, não se pense que sou ferrinho:quando me aparece no zapping fico um pouco a ver o que dá. Nem sei a que horas é.
Em tempo: a Gabriela é não só competente, como uma joia de pessoa. Um doce!
 
Aristóteles e Mcjaku: não ponho em causa que a senhora seja boa pessoa.
Não a conheço pessoalmente, só posso avaliar pelo que vejo, pontualemnete, no programa. E isso acho mau.

Quanto à competência, meu caro Mcjaku, também não ponho em causa e acredito que ela te tenha ajudado a resolver alguma disfunção.
Em relação ao Zás, pois ajuda-o a reunir as tais condições e vê tu o programa que eu tenho mais que fazer.


Filipa: há que tempos! Vai aparecendo!
 
Caro RPS,
Não sei o que a tua mente libidinosa pensou, mas a Gabriela foi colega de curso da minha senhora, conheço-a desde aí, não do consultório, ou pior...
Já agora,esqueci-me de dizer que o prof tinha uma rubrica de manha em directo numa rádio concorrente, com o António Macedo, que costuma ouvir e era não raro brilhante. Muito melhor que o programa da TV que é geralmente seca.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?