6.8.05

 

... e levo com o grunho em plenas férias... (RPS)

A 26 de Março, comecei assim um post:

Está aí o novo Código de Estrada. Para “Padrinho Oficial” do novo Código, o governo encontrou a pessoa certa: um jovem-velho secretário de estado, o tal que chorou na tomada de posse. Um tipo de aspecto seboso e boçal. E que se leva a sério de mais – o que lhe augura um grande futuro nos tempos que correm.

Ao sexto dia de férias, longe da melhor cidade do mundo, liguei pela primeira vez na SIC-Notícias. Quem me sai no Opinião Pública?... Pois sai-me o jovem-velho secretário de estado, o tal que chorou na tomada de posse. O tal tipo de aspecto seboso e boçal. E que se leva a sério de mais. Já não se lhe augura um grande futuro porque o presente já é dele, os tempos que correm são para tipos como ele. O arzinho dele de contentinho e satisfeito consigo próprio mete nojo.

Desta vez, o grunho falava dos incêndios, tentando justificar o injustifícável. Repetiu vezes sem conta termos e expressões como "meios alocados", "coordenação de meios", "ignições"... Ou seja, nada tinha a dizer, como se previa.
Inusitado foi vê-lo insisitir na necessidade dos populares colaborarem com os bombeiros, depois de vistas imagens em que pessoas, muitas delas idosas, desesperadas mal conseguiam carregar pequenos baldes de água, tentando fazer frente a chamas com quatro ou mais metros de altura.

Se me tivesse visto no papel desses anónimos desesperados que tentam salvar o que têm estou quase certo que não descansava enquanto não desse um tiro nesse indigente mental com nome de elevador - acho que a besta se chama Ascensor.

Certamente que o grunho saiu dos estúdios da SIC e telefonou para a terra: "Então?... Viram-me?...".

Faz agora dois anos, o panorama dos incêndios no país era ainda mais grave e desesperante. Tenho na memória algumas declarações demagógicas feitas por alguns elementos da então Oposição. Por acaso, desta figurinha não, Mas... o que terá dito esta besta? Vou tentar encontrar alguma coisa.

Comments:
"Faz agora dois anos, o panorama dos incêndios no país era ainda mais grave e desesperante."

Não estou assim tão certo que o fosse.
 
O que é duplamente revoltante nos incêndios é que tudo isto poderia ser evitado com uma efectiva política de florestas: corta-fogos, limpeza de matas, substituição dos eucaliptais...
De ano para ano, nada!
 
Meu caro RPS
Vejo que nem em férias escapas à violência audiovisual. Os incêndios florestais são a matéria mais propensa à demagogia que conheço. Um dis destes indignei-me e comecei a insultar de tudo e aos berros um senhor Presidente de Cãmara que mais uma vez protestava contra tudo e contra todos (provavelmente contra ele mesmo, visto que boa parte das coisas que reclamava são da competência das câmaras, para espanto da minha mulher que achava que não me estava a reconhecer.
O assunto é demasiaso sério e complicado e envolve medidas, como agora se diz, a montante e a juzante do início dos fogos.
Mas, desiludemo-nos todos: mesmo que se tomem as medidas correctas - e não é líquido que se tomem - só daqui a muitos anos veremos os seus efeitos e mesmo assim, continuará a haver incêndios florestais. Este ano, em circunstâncias particularmente difíceis, faz-se o que se pode, e pelo menos não parece haver o espectáculo de completo descontrolo dos verões passados - e sei do que estou a falar.
Quanto à figurinha, não estou a ver quem é, vou ver se nas férias estou mais atentos a estes personagens tão fascinantes
 
não está esquecido, crazyjo...só mais um pouquito que andamos aqui atarefados com as fases de rescaldo
 
Pois é, Crazyjo...
JPF é que trata disso. Para além de ser ele o "dono do tasco", eu, tecnicamente, sou um inapto...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?