11.8.05

 

Berlim 1986 (I)


Não sei o que é Berlim em paz consigo mesmo.
Não sei, juro-vos.

Para mim - estupidamente para a minha memória - ainda não é possível passar na Porta de Brandenburgo. Naquele Agosto de 1986, estava montado no lado Oeste um palanquete nas barbas do Muro. Parecia talhado para câmaras de televisão, abandonado como um resíduo de um acontecimento mediático da véspera. Convenci-me que teria sido Reagan, na véspera, com o discurso escrito por Peter Robinson, “Senhor Gorbachev” ecoava em mim “deite abaixo este muro” ecoava.
Hoje sei que Reagan esteve ali no ano seguinte.
Sei que o palanque foi montado para ajudar a soprar os 25 anos de vida daquele Muro horrendo.

Photo:Anthony Suau

E sei que o Muro não morreu dentro de mim. Ainda me mordo por isso.
Os meus olhos pedem-me para o confirmar, ali ausente. Em paz comigo.


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?