25.7.05

 

Leituras de Verão (RPS)

Há muito que não há pachorra para os chamados "inquéritos de Verão" que, durante a silly season são publicados nos jornais, mesmo pela imprensa mais circunspecta.
Há, contudo, um dado novo: hoje em dia, não conheço a maioria dos que são convidados a responder e respondem.
Ainda não há muitos anos - 4, 6, 8 anos, no máximo - conhecia toda a figura pública que respondia a estes inquéritos. Agora, vejo inúmeros rostos e nomes que não identifico. São, certamente, uma ou muitas destas coisas em
simultâneo: actores de novela, modelos, cantores, apresentadores de talk-shows, RPs de discotecas e bares do Algarve, frequentadores de eventos, promotores de eventos, performers vários, transformistas, putas finas de homens ricos, cornudos endinheirados, gente bonita.

Uma pergunta comum destes inquéritos é sobre leituras de Verão, "os livros que você vai ler nas férias". Aliás, esta questão, em alguns casos, ganhou autonomia, vale um inquérito próprio.
Obviamente que a esmagadora maioria das respostas não corresponde minimamente à verdade. A maioria daquelas pessoas nada lê e quem lê com regularidade aproveita as férias para descansar, não para ler mais.
No meu caso, por exemplo, este Verão, como em todos os outros, não vou ler a ponta dum corno. Zero livros. Népias. Como em todos os outros Verões, de há muitos anos a esta parte, desligo da Rádio, da TV, de livros. Limito-me ao diário desfolhar preguiçoso do Público.

Leio menos do que gostaria, leio menos do que acho que deveria ler, mas aquilo que leio só leio durante o ano "normal". Nunca nas férias.
Leitor compulsivo a partir dos 10, 11 anos, diminui drasticamente o número de livros devorados a partir do momento em que entrei no chamado "mundo do trabalho", aos 23. Por falta de tempo, sim, porque o tempo não é elástico, mas, acima de tudo, por falta de disponibilidade mental.
Vítima particular desta falta de disponibilidade mental foi e é a ficção.
Não tenho pachorra para ficção, pouca li nos últimos anos. Leio sobre política, sociologia, história, enfim, sobre o "real". Ficção, não. Excepto aquela que releio.

No Verão, nem ficção nem nada. Nas férias, na praia, na montanha, na piscina, nas esplanadas ler é das últimas coisas que quero fazer.

Já só faltam quatro dias.

Comments:
Queres lêr um guia de férias?
 
Como curiosidade aqui está top 20 dos mais comprados em Portugal este mês


1-HARRY POTTER AND THE HALF BLOOD PRI \ ROWLINGS, J. K.

2-QUEM AMA ACREDITA \ SPARKS, NICHOLAS

3-ANJOS E DEMONIOS \ BROWN, DAN

4-PESSOAS COMO NOS \ PINTO, MARGARIDA REBELO

5-VALETE DE COPAS E DAMA DE ESPADAS \ HARRIS, JOANNE

6-ZAHIR (O) \ COELHO, PAULO
ZORRO \ ALLENDE, ISABEL

7-NOVOS MISTERIOS DE SINTRA (OS) \ V A

8-VENCER \ WELCH, JACK

9-CODIGO DA VINCI (O) \ BROWN, DAN

10-GATO FEDORENTO O BLOG \ GOIS, MIGUEL, RICARDO ARAUJO P

11-QUALQUER COISA DE BOM \ MODIGNANI, SVEVA CASSATI

12-GOA OU O GUARDIAO DA AURORA \ ZIMLER, RICHARD

13-BONO POR BONO \ ASSAYAS, MICHKA

14-LIVRO DO SUDOKU \ V A

15-MEMORIA DAS MINHAS PUTAS TRISTES \ MARQUEZ, GABRIEL GARCIA

16-LUZ NA NEVE \ SHREEVE, ANITA

17-PORTUGAL HOJE \ GIL, JOSE

18-LINHA DA BELEZA (A) \ HOLLINGHURST, ALAN

19-JONATHAN STRANGE E O SR NORRELL \ CLARKE, SUSANNA

20-MARVEL 1602 VOL2 \ GAIMAN, NEIL E ANDY KUBERT E R
 
Em férias um único livro me acompanha, religiosamente: o livro de cheques

Uma espécir de Livro em Branco, no qual aspiro escrever pouco
 
Richard Zimler NAO, por favor! Gramei-o como professor, ughhh!

Um américanoide que diz "abélia", em vez de abelha, ou "álios e bogálios" em vez de alhos e bogalhos!

Salbany
 
Dos 20, vale a pena ler o José Gil.
Quanto a Richard Zimler, li "O último cabalista de Lisboa". Muito fraquinho.
Quanto a ti, rps, não se pode dizer que nos últimos tempos não tenhas lido, pelo menos, blogs.
 
Sinceramente o que nos interessa, RPS, o que lêz ou deixas de ler?
 
Há gente com muita sorte!!! Vai de férias e tudo!!! Mas férias é mesmo para dar descanso aos neurónios, não pensar, relaxar... Fazem-nos perguntas e demoramos uma eternidade a responder; não reagir; actuar apenas nos momentos "precisos"... Há vida para além da leitura... Já viram as imperiais que não bebem se estiverem a lêr... a concetração perde-se na leitura, e o néctar de cevada perde qualidades se estiver muito tempo ao sol...
bom, vou aproveitar uma "loira"... e mais outra... é que daqui em breve estou a "arranhar" nas madrugadas... RPS: faltam-te 4 dias? ARGHHHHHHHH!!!! Que inveja!!!!
 
Querida Pipas Bubbles: não te queixes. Não tens férias agora, mas tiveste ou terás os teus 25 dias utéis. Eu sei que os teus patrões são gente séria...


Candy... LIVRO DO SUDOKU?... Que raio de temática abordará a obra?...


Arlindo do Rêgo...
Folgo por o ver nestas paragens, mesmo sabendo que noutras que frequenta emergem a sapiência e o talento de um homem de génio e não as limitações de um homem como os outros.
Mas deixe-me que lhe diga: que agarrado! Passe cheques, homem, você que prospera! Amigos comuns contam-me que só em táxi você gasta balúrdios!
Agradecido e com significativos protestos da mais elevada consideração e estima
Sinceramente, e sempre,
muito atento, venerador e obrigado,
subscreve-se,
RPS
 
Diz Zekez Carvalho: "(...)Noutras que frequenta emergem a sapiência de um homem de génio e não as limitações de um homem comum..." - Ó RPS pareces o Marcelo Caetano a comparar-se com o Salazar no seu discurso de tomada de posse...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?