27.7.05

 

Agora é que é! (JCS)

Dia 20 de Julho. Lá em baixo o fogo fazia desaparecer uma casa, numa cortina. Cá em cima, constatava-se. Deve ter ardido.
Com vista para o vale da Arrábida, entre o que foi zona protegida, zona de protecção especial, zona que arde e se vê, o proprietário de bela mansão na Serra tinha o coração nas mãos.
Construiu a casa há quase 20 anos, no jardim colocou a piscina, com vistas amplas para Lisboa a 40 quilómetros de distância e para a Arrábida.
70 mil litros de água para saciar os dois helicópteros que este ano não faltam e que percorriam a distância entre a casa e o fogo. As mesmas piscinas e casas que em tantos pontos da serra não é autorizado construir.
Compreendo que se defenda a natureza, mas ver arder paisagem virgem, de mata cerrada, de pinheiros e outros verdes, com matéria morta de palmos de altura custa ainda mais.
O povo repetia, no crepitar do lume, o que há anos se ouve. Ali onde agora há cinzas, não nos deixavam mexer. Não se pode limpar, não se pode, não se pode, não se pode. Quem não deixava? O Parque Natural. Pois.
E diz o povo: agora é que é. Para o ano que vem nas dezenas e dezenas de hectares de nada vão nascer caminhos, vão aparecer pontos de água, tudo vai ser reflorestado. Pois. Como nos anos anteriores.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?