9.6.05

 

A treta da Pátria (RPS)

Detesto esta selecção portuguesa de futebol.
Algumas pessoas - amigos, colegas de trabalho, conhecidos - mostram-se muito chocadas por eu "não estar com a selecção de todos nós". Chocam-se com, dizem alguns, "a minha falta de patriotismo". Outros não dizem nada, talvez porque pensam coisas piores.

Essas pessoas nunca me deram uma argumento sólido para que eu, em nome da Pátria, "puxasse" por uma equipa treinada por um brasileiro. Mesmo que se tratasse de uma pessoa decente e não de um refinado sacana.

Também nunca me conseguiram explicar porque devemos ter em conta o sítio onde nascemos no futebol inter-selecções e esqueçamos isso na questão dos clubes. Se assim fosse, como haveria portistas em Lisboa ou Góis, benfiquistas em Valongo ou Portalegre, sportinguistas no Porto ou em Silves?... Eu acho perfeitamente normal, como acho normal que uma pessoa possa preferir uma selecção estrangeira à do seu país. Sem dramas.

Esta coisa do patriotismo aliado à selecção de futebol é um dos mais antigos embustes que conheço e é um embuste que ganha maior dimensão com o passar do tempo, por força da cada vez mais forte industrialização do fenómeno futebolístico, para usar uma frase "à Gabriel Alves" ou "à Fernando Seara".

Em nome da Pátria, de muitas Pátrias, morreram milhões de homens ao longo da História. Em nome da Pátria, facturam os futebolistas somas avultadas de dinheiro.
Basta recordar sucessivos episódios, ao longo de anos, de "guerras" por causa dos prémios de jogo. Eles jogam na selecção não pela Pátria, mas porque isso lhes rende directa e indirectamente dinheiro. Nada tenho contra isso. O que não aceito é que se tente cobrir isso com o manto diáfano do patriotismo.

Um caso escandaloso é o de Deco. É um dos meus jogadores preferidos de sempre e eu já vi muitos. É um dos melhores jogadores do mundo, no início do século XXI. Foi o melhor jogador do mundo nas épocas 2002/2003 e 2003/2004. Deu-me muitas, muitas, muitas alegrias. A questão não é o ter nascido no Brasil. Ele tem dupla nacionalidade, está na selecção com todo o direito.
A questão é que ele só está na selecção porque não tinha lugar (erro do técnico ou da CBF...) na selecção do Brasil. Não é pela Pátria.

Do regresso de Figo - um dos melhores jogadores do mundo - à selecção não vou falar. Chega-me verificar o que balbucilam os que tentam justificar o injustificavel. Aqui, não é o dinheiro: a selecção serve apenas para afagar o ego humilhado em Madrid. Não é pela Pátria.

Da mesma forma que nunca me consegui identificar com uma selecção onde estivesse o João Vieira Pinto, como me posso rever numa selecção onde estão Ricardo e Petit?
A comparação é exagerada, mas recorro a ela face à dificuldade dos outros entenderem o meu ponto de vista: se a mulher que, há umas semanas, atirou a neta ao rio Douro for "representar Portugal lá fora" eu não serei por Portugal.

Há selecções portuguesas que eu gosto, outras que não gosto.
Muito mais que muitas das nossas selecções gostei eu de algumas selecções de Itália, da Inglaterra do Robson, em 86 e 90, de várias selecções da ex-Jugoslávia, da Alemanha de Karl-Heinz Rummennigge e Pierre Litbarski, do Brasil de 82, de algumas selecções de leste, como a Roménia do Hagi, o Maradona dos Cárpatos. E, acima de todas as outras, das selecções da Argentina, a Argentina, minha paixão futebolística.

A selecção representa formalmente o país.
DE FACTO representa os interesses dos que nela trabalham como profissionais (não apenas os jogadores) e representa, ainda, os interesses dos patrocinadores.
É por estas razões que não me sinto na obrigação de "estar com a selecção".

Com esta selecção isso não seria sequer possível.
Não seria possível com Scolari, com o interesseiro Deco, com o mais-que-interesseiro Figo, com Ricardo, com Petit e com esse Madaíl que me causa asco.

Patriotismo com esta gente? Tretas...

Comments:
Interessante. Mas se é tanto o teu ódio para quê tanto trabalho para detalhares tanto? Ou será amor?

JCS
 
Eu subscrevo tudo o que tu dizes. Só não subscrevo o que tu não dizes: que estas tuas palavras e este teu ódio são quase de certeza motivados pela banalíssima decisão de Scolari de não incluir Baía na selecção
 
Ódio? Por amor de Deus!
Eu só disse que não me identifico com esta selecção e que não aceito as "tiradas patrioteiras" à volta do futebol.
Acho, ainda, Funes, que o treinador deve escolher quem quer, tem todo o direito.
 
O futebol não foi inventado por nenhum governo de nenhuma nação. Foi isso sim, efectivamente usado como veículo de propaganda de alguns países.Cada cidadão tem o direito de gostar ou não daquilo que o seu país lhe proporciona, logo tenho o direito a reclamar contra o estado da saúde assim como a opinar sobre a selecção nacional de futebol. No meu caso, a dita selecção sempre me transmitiu tristeza, fado, dificuldades, sofrimento e acima de tudo um futebol pobre e precário. São raras as excepções em que vibrei com a selecção, futebolisticamente falando, pois normalmente parecem um bando de deficientes a dar uns pontapés na bola. Não gosto da selecção nacional de futebol e tenho a certeza de que vou continuar a não gostar. Em primeiro lugar porque não tenho feitio para ser gozado. Em segundo porque a minha selecção é o meu clube e o meu clube é o melhor do mundo. Viva o Futebol Clube do Porto...

E a selecção que se foda!
 
Subscrevo. Não estou para andar a apoiar um bando de pategos que perdem finais com a Grécia!
Não entrei na absurda e imbecil onda de entusiasmo do Euro 2004. Só comprei uma camisola (por sinal raca, custou 3,50 euros) com o número 20 - Deco. Comprei porque é a camisola do melhor jogador do mundo e para irritar os balofos patriotas que não queriam o Deco na selecção!
A minha nação é o Porto, a equipa que representa a minha nação é o FC Porto!
 
Deixa lá! Para o ano há mais campeonato...
Baía cabrão, fora da seleção!
No fundo o teu futebol e as tuas tiradas intelectualóides resumem-se a estes slogans hooliganescos.
 
rais te foda, anzol, por causa de haver idiotas com tanta areia nos olhos como tu é que a selecção portuguesa NÃO MERECE o melhor guarda-redes actual e o melhor guarda-redes de sempre que nasceu em portugal!
quanto à questíuncula:
acho que a selecção só me deu pica no euro 2000 e e no euro 2004, sendo que no euro 2004 não foi a selecção, mas um grupo de jogadores fabuloso que faziam daquele meio campo o que queriam. quanto à final já se sabe, ricardadas e cansaço, ou seja, culpa de quem pôs os mestres a jogar os jogos todos e não contou com a final...
lembro-me bem do Domingos, o melhor marcador na altura do FCP, ter ido à selecção e voltar meses sem jogar. O maniche, esse que agora está no goulag, uma altura em que recomeçou a jogar no FCP, devido a lesão, foi à selecção fazer 2 jogos seguidos. conclusão: 2meses no estaleiro. e TANTOS outros casos...
ou seja, a selecção é coisa de um bando de idiotas que não sabe preparar os jogadores convenientemente, que põe em perigo carreiras, etc...
com idiotas destes à frente da nossa selecção, como posso eu ser da nossa selecção???
 
rais te foda, bicha de pescaria!
 
E q tal ires para lá tu???!!!
 
Eu não quis - nem fiz - um post sobre o Baía.

Mas a blogosfera é incontrolavel.

E o Fado Falado é um espaço de e para gente livre.
 
Este não era um post sobre o Baía, já referiu o autor.
Um imbecil é que apareceu por aqui a insultar o melhor guarda-redes português.
Só um burro é que não vê!
 
"Depois existem dejectos humanos como tu ó "baía cabrão, fora da selecção" para os quais só é pena termos de aturar o cheiro.

Vai-te lavar criança de merda!"

Colecciono insultos. Gostei deste. Só não gostei da palavra "criança". Pareceu-me pouco agressiva.
 
Não eu conhecesse RPS há tantos anos. Não tivesse eu ouvido de viva voz a cobertura que deu (acho que já não dá) a esse energúmeno que dá por JNPC e quejandos. Não fosse esta querela completamente inquinada por uns ódios de estimação que turvam completamente a questão.
Não sou um patriota - a última coisa que me vejo a fazer é morrer pela pátria - mas gosto de Portugal. A selecção da FPF representa na FIFA o meu país - logo torço para que ganhe. Às vezes gosto mais dela, quando tem um treinador civilizado e competente e jogadores de quem gosto mais e reconhço que, à partida, os do Sporting me são mais simpáticos. Gostaria que outros factores não se metessem neste barulho, que o Ricardo tivesse jogado na Coreia, como merecia, e o Baía fosse chamado, nem que fosse para o banco, como merece. Que o JVP depois de tantos jogos pela selecção, não fosse abandonado como um cão, que o treinador fosse português e mais bem educado,(mas não acho que em todo o universo - Chelsea incluído - haja treinador mais capaz) mas o Tó Oliveirinha com as cenas do alho, as Paulas e as saídas para o casino não era melhor -antes pelo contrário. Para não falar do José "deixem-me sonhar" Torres
Uff vai longo este "poste". Mas fico triste quando um tipo que diz que gosta de futebol, que vibra com futebol diz que não vê o jogo porque vai ao Pingo Doce! O teu azar é não teres a filharada a gritar que quer ver o canal panda !
Abraços
 
O autor do último comment é adepto de pantufas!
 
Diz ZekezCarvalho: o nível da discussão e dos ódios subjacentes traduz, sem margem para erro, o habitual fanatismo dos adeptos do FCP contra quem cometeu o inaudito pecado de não fazer exactamente o que eles querem - convocar um guarda-redes (Baía) que, sendo bom, enterrou mais vezes a selecção do que o Ricardo (contra os EUA, no ultimo Mundial; conrta a Ucrania, qd. o seleccionador era o Artur Jorge; contra a Dinamarca e contra a Republica Checa no Europeu de 1996; contra a Grecia (3-2) no seu próprio jogo de estreia; etc). O meu grande amigo RPS apoiou a contratação de Scolari (quando eu defendia Manuel José para seleccionador); e sempre embirrou com Baía (que considerava meio lisboeta no estilo); achava que o Ricardo deveria ter sido titular da selecção na Coreia em vez do Baía; mas de repente desatou a defender este desalmadamente quando o Ricardo foi para o Sporting e o JNPC entrou em guerra com o Scolari... Coerências velho amigo...
 
Lembro McJaku e ZekezCarvalho que eu nada escrevi sobre Baía.
Preferia que comentassem o que eu escrevo, mas, ainda assim... estão todos à vontade...

E tu, ZekezCarvalho, lá vens com os teus delírios. E com as artimanhas estilísiticas para sustentar falácias..

E tu, McJaku, fica a saber que o Pingo Doce estava às moscas, o que deu jeito.
Eu gosto muito de futebol, mas não possa passar a vida frente ao televisor. Selecciono o que quero ver.
 
A bloggosfera incontornável, dizes bem, mais uma vez...
caro RPS!
Beringela
 
O futebol é o ópio do povo!!!!!!!
 
Se hay Scolari soy contra!
 
Acho que fui eu que introduzi o tema Baía.
Desculpa lá, RPS.
 
O dr. Madaíl tem mesmo cara de pessoa séria, hein ?

Um verdadeiro patriota desinteressado. Se calher já foi - ou vai ser - condecorado no 10 de Junho. É justo. Todos gostam dele. Muito
 
Beringela!
Vem que te procuro. E agora encontro-te no meio do maralhal! A fazer o quê frágil Beringela?
Pepino
 
Diz-me lá como te contacto? E olha que não gosto de Beringelas difíceis ;)
Pepino
 
Ó pá tou no Badalhoca's Bar.

Aparece, pá !
 
Baías, Scolaris e quejandos...
E o jovem Martunis ???
E Madaíl que está - metafóricamente - para Martunis como Bibi para Joel ???
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?