16.6.05

 

Secas I (RPS)

Secas toda a gente apanha.
Seria fastidioso elencar as secas que já apanhamos ou estamos sujeitos a apanhar a qualquer momento. Desde estar à espera do autocarro debaixo de um sol inclemente (onde estão as boleias que os amigos tanto prometeram quando ficamos sem carta de condução?...) até esperar no Centro de Saúde que nos aviem uma receita, quando um primo-médico nos resolveria o assunto em cinco minutos, mas um gajo tambem não quer chatear muito e guarda-se para outra oportunidade em que esteja mesmo à rasca.

Seca tambem so aqueles jantares de aniversário marcados para as 21 horas.
Um gajo chega ás 21 horas e o restaurante está vazio. Ás 21.30 chega um tipo cinzento com a namorada desinteressante. "Olá... Tudo Bem?... Há que tempos..."
... Foda-se! Vou logo comprar tabaco ali á esquina.

Ás 21.50 chega o(a) aniversariante. Vem num grupo de sete ou oito pessoas, distribudos por dois carros. Vêm felizes, em gargalhadas, num estado de alguma excitação.
"Então?... Estás á espera há muito tempo?...", perguntam... Nem sequer ouvem a resposta. Já estão a falar para o lado porque, verdadeiramente, estão-se a cagar para quem esteve á espera. Se o palhaço esperou foi porque quis.

Senta, não senta... Até ás 22.30 - hora e meia depois da hora marcada - espera-se por aqueles que estão "um bocadinho atrasados". Como se sabe "a Goretti é demais, no chega a horas a lado nenhum, aquela rapariga...". E vive-se nesta exaltação da falta de respeito pelos outros. Entretanto, já todos eles pensam nas mamas e no traseiro da Goretti.

Ás 23 horas, toda a gente pediu a refeição a um empregado que cheira a suor.
Ás 23.05, os ultimos a chegar protestam porque "nunca mais servem o jantar e já passa das onze horas.". Graças a Deus, nunca me deu para andar armado.

A um canto da mesa, um casal de namorados troca festinhas, passando a mensagem que se ama, e ouve com sorriso amarelo a conversa dos outros. Estão noutra.
"Oh pá!... Estás muito calado!", vira-se um gajo bem disposto que chegou ás 22.30 para o palhaço que está lá há mais de duas horas, com a zona lombar dorida, depois de uma hora de pé, á porta, mais uma hora sentado numa cadeira desconfortavel pra burro...

"Ai o bolo, ai o bolo que é quase meia-noite!!!". Deu-lhes a pressa agora.

Ás 00.20, diz algum: vamos pedir a conta?...
Ás 00.35, diz outro: vamos pedir a conta?...
00.50 - vamos pedir a conta?...
01.05 - e se pedssemos a conta?...
01.10 - oh pá... temos que pedir a conta...

1.30, o gerente pede desculpa, mas tem que fechar... Ás duas da manhã, as contas estão finalmente certas.

São 2.15, toda a gente á porta do restaurante. "Onde vamos?...".
Bah!... Não vos vou contar a seca que durou até ás três da manhã.

Desculpem a seca.

Comments:
RPS, o fotografo da realidade urbana.
Quando sou convidado para jantares sinto exactamente o mesmo. A Cena repete-se vezes sem conta. Sempre me perguntei porque é que chegam com pelo menos uma hora de atraso. Estão a fazer o quê? Não Têm fome? Quando tivermos o prazer de jantar juntos, RPS, prometo que chego meia-hora antes.
 
Caro RC: cheguemos à hora marcada, não é preciso mais. Dia 25. No mesmo sítio?...

Agora imagina tu uma cena destas num restaurante com flamenco - ou sevilhanas ou lá o que é - ao vivo.
Música aos berros, um barulho ensurdecedor de tamancos a bater no soalho, gajos a cantar:
Non te olvidaré... Eu te vi en la ventana... ven-taaaaaaaaa-naaa...
ven-taaaaaaaaaaaaaaaa-naaaaaa

Dasse! Julgava que nem por amor, mas até por amizade se grama a pastilha.
 
Belíssimo texto, RPS. Muito bem escrito.
Mas suspeito que o que tu querias era a Goretti ou, talvez, que o Baía fosse selecção.
 
No nosso restaurante NÃO há sevilhanas. Está combinado. Agora imagina Sevilhanas acompanhadas por discos do Joselito...
 
RPS:

Sevilhanas só por muita amizade...Se estás a falar da experiência comum, digo-te: a galhofa pode ser uma arma. Naquele jantar foi.

Aviso aos amigos: a minha média de atraso é 10 minutos. Costuma ser certinho, mas posso chegar meia -hora depois...
 
Funes... Passa em minha casa. Tenho lá, novo, um busto do Napoleão.
 
JPF...
Quando escrevi o texto nem me lembrei dessa experiência comum com o flamenco. Foi à posteriori, ao ler o comment do RC, que escapou nesse dia.
Mas, como sabes, se voltasse atrás, gramava outra vez com o flamenco
 
Grande seca! Valeu pelo ritmo do teu texto. Não foi seca lê-lo...ao menos isso :)
Beringela
 
eu se tinha amigos e se os convidasse para um jantar fazia o seguinte: 10 minutos depois da hora estava a andar o tacho!
 
Grande texto que compreendi muito bem. Mas vou contar a minha estratégia nestas coisas: normalmente não chego sozinho, vou com alguém de quem goste (nunca fui a festas de aniversário onde o anivrsariante fosse o único que conheço), e depois, enquanto não chega a "malta", ie, 2 a 2 horas e meia, peço um ou outro Martini com Cerveja e uma botelha de tinto. Quando chega o pessoal para jantar já vai a garrafa aviada e eu estou muito bem disposto (normalmente, até demais). O mau resultado é que fico um bocado desdenhoso do pessoal q chega tarde e como muito pouco.
 
Oh pá! Eu chego atrasado porque nunca sei onde fica o raio do restaurante...

Eu pergunto sempre:
e onde é que fica?

Levo logo com um monte de respostas em tom arrogante:

- ###"//**, não sabes onde fica? Então não sabes que é na rua tal ou na praça Y mesmo em frente da loja que eu nunca ouvi falar, a caminho da discoteca onde eu nunca lá pus os pés!

Respondo:
-Não ##**//!

De seguida olham para mim com ar de desprezo como que dizendo:
-bah... ignorante!

Se marcassem os jantares para restaurantes que eu conheço, por mim, não apanhavas secas!
 
Estás a levar-te muito a sério! Tens de descontrair.
Eu sei que, depois de uma, duas, três....etc, custa; mas temos que perguntar: Mas que raio, porque é que só eu é que cumpro horários?
 
Belo texto...

Num desses jantares, conheço uma pessoa que rompeu com o status quo de comer calado perante a falta de respeito reinante...

Depois da dita "seca" e já instalados no restaurante Chinês, desata tudo a pedir vinho e mais vinho, entradas e mais entradas, e um sequencial intermínavel de 23 com Xau-Xau, 34 com Crepes e 45 com massa...

O repasto era servido e o meu amigo, abstémio nesse dia e não muito dado a chinesisses no prato, aguardava pelo seu 13 com xau-xau que nunca mais vinha...

À sua volta toda a corja se lambusava deste e daquele número pouco importados com o desgraçado que não tinha nada no bucho e muito menos era capaz de identificar a merda do 13...

Nisto o homem passa-se e exclama alto e em bom tom...

"Fodasse, eu não sei o que é feito do meu 13 com xau-xau, mas vou já resolver o problema."

Chama a empregada e diz:

"Faça o favor de me servir um bife com batatas fritas e de seguida tire a conta do meu consumo neste restaurante"

A corja acordou do repasto e dirigiu a sua atenção para o esfomeado que respondeu.

"Agora peçam mais vinho e comida à vontade, pois não vou ser eu a pagar!"

De seguida cantamos todos os parabéns, mas quem merecia um aplauso era o meu amigo
 
Hmmm... As mamas e o traseiro da Goretti?... Quem é a Goretti?
 
Nos meus jantares é assim: quem está, está e pede-se o repasto, não não chega a horas, que se f**a...
 
Meu bom HECU...
Folgo muito em ver-te por aqui.
Aparece mais vezes.
 
ELES FALAM FALAM, FALAM FALAM MAS GOSTAM!

VIVA AS SEVILHANAS E O FLAMENCO! E OS TAMANCOS A BATER NO SOALHO! E OS GAJOS E GAJAS A CANTAR...

AI SE ELA CÁ ESTIVESSE... DIZIA-VOS DAS BOAS... EU DIGO POR ELA...
 
Eu cá sou espero por um gajo (ALGUNS SABEM DE QUEM ESTOU A FALAR...) porque enfim, eu sei que ele sabe que eu sei que ele sabe que eu sei e do que falo...

E do que eu falo não envolve nenhum falo

Fora este - começo a aboborar e a emborcar canecos, a ver se lavo a fúria que tenho no goto,

Não era má ideia, no caso de ser pessoa de pouco intereese, no fim fazer de conta que nos roubaram a carteira, para o tipo pagar

Depois nunca mais se lembrar dele e da dívida

Se ele combinar outra, fala-se-lhe da derradeira seca e arranjam-se desculpas esfarrapadas, dali para diante
 
Que cambada...conheço alguns e digo: Que cambada! Dasss-se!
Isto é assunto? Pelos vistos é.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?