9.6.05

 

Pantalha vermelha (JCS)

Há três ou quatro dias, foi inaugurada uma nova temporada na televisão. Depois do “flat”, do “black trinitron” do “plasma”, eis que nasce o ecrã encarnado.

Pois, encarnado do fogo e negro do fumo que nos noticiários televisivos fazem incendiar o país.
Agora sim, está aberta a época dos fogos, com os directos à procura da chama que vai comer a primeira casa este verão, da primeira família a chorar de cócoras no chão, por ver o seu passado material perdido na fogueira. Custa-me ver um noticiário abrir com a barbaridade, custa-me abrir cada noticiário com esta barbaridade.

Já ninguém acredita que os fogos são causados pelo vidrinho da garrafa partida na festa do ano anterior, que serviu de lupa ao sol e incendiou o pasto. Pontas de cigarro há muitas. Mas para mim, a maior parte das vezes, por detrás de cada fogo há um imbecil que se ri da obra feita, e que espera saber se bateu ou não o recorde do ano, se o seu fogo foi o maior do dia, do mês, do Verão.
E custa-me dizer isto, mas a culpa também é nossa. Pelo modo como muitas vezes empolamos a notícia do fogo.:“O primeiro do ano”, “o maior em 30 anos em Tomar”, o único a lavrar de momento”.
Tal como os suícidios se repetem cada vez que se divulga que alguém suicida, tal como os barricados se decidem barricar após ouvirem cada noticia de barricados… acredito que os fogos aumentam de intensidade, cada vez que a isso damos atenção noticiosa.

A pergunta é se há alguma volta a dar? Se entre o dever de informar e alertar, podemos de algum modo evitar estragos. Eu não sei.

Comments:
Existe sempre a hipótese de incendiar as redacções das rádios, televisões e jornais...
 
Gosto de ver o fogo a arder tudo.

Aquelas cores...que lindo 1

Dá vontade de pegar num fósforo e depois ver na televisão se o meu fogo foi maior que o dos outros colegas pirómanos...

É mesmo lindo

Tem graça, tenho aqui um isqeueiro e se eu...até já, ih ih ih
 
E abaixo o MAPA dos incêndios...
 
posso estar a ser muito injusto, mas estou convencido de que muitos pirómanos são bombeiros.
 
Seguindo a mesma lógica, será que muitos professores são pedófilos?
 
...a culpa é nossa, de facto...O grande problema deste país é que arde tudo... por tudo e por nada!!!Até a língua dalguns "fregueses" devia arder!!!
 
Só quero bere,
Lisboa a ardere
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?