6.5.05

 

Um lobisomem português em Londres

É ele, Mourinho. E quem é Mourinho?

Um profissional de futebol que apresenta resultados. Ou seja, não se distingue dos melhores empregados da Microsoft. Está simplesmente ao nível dos mais produtivos trabalhadores do mundo.

É também o que se chama em futebolês um extraordinário "condutor de homens". Um pastor que saca tudo das suas ovelhas. É a sua capacidade de gestão das expectativas e desânimos dos futebolistas que o distingue.

E é aí que reside a admiração dos portugueses. Porque se os estrangeiros o estimam pela produtividade e coragem, os lusos gostam destes tipos neo-fascistas, que sugam os comandados em nome de superiores interesses - mais visiveis, os de um clube, mais terrenos, os da sua carteira pessoal.

Mourinho é o que vai na frente e isso não espanta.

Cerebralmente desbocado, ele expressa uma alegada arrogância, que mais não é que um teatro estudado para impressionar os de fora e motivar os de dentro.
Cientificamente preparado, Mourinho preparou a sua cama com o mesmo cuidado com que mexe nas brasas dos lumes que ateia com achas escolhidas pelo próprio.


Futebolisticamente, Mourinho não traz nada de novo. A famosa pressão alta é praticada no centro da Europa há anos. Não acrescenta uma linha ao jogo defensivo italiano, à raça espanhola, ao futebol todo-o-terreno alemão, ao kick and rush inglês, à magia brasileira e ao mais perfeito casamento da técnica com a táctica - inventado há 30 anos por Michels.

O nosso José é apenas e só ( e isso é tudo de momento) o melhor treinador do momento em todo o Mundo. Ver um português nesse altar é comovente, de facto.

Mas volto a dizer que Mourinho é apesar de tudo o mais bem preparado técnico da actualidade ( e talvez dos próximos 5 anos) nas novas valências magnas do Futebol: a preparação psicológica (o futebol é hoje muito mais que uma bola e 22 rapazes), a gestão de esforços físicos (vejam os calendários) e a observação 24/7 do Futebol dentro e fora dos campos.

Comments:
Acho que a análise é mais simples:
ele tem sobretudo carisma e está lá. E isso é tudo o que importa.
 
Além de tudo o que foi (bem) escrito e analisado importa não esquecer que Mourinho também é um tipo de maus fígados, que não sabe perder, não pagou ao Sporting a camisola do Rui Jorge rasgada num acesso de fúria depois de um jogo de futebol em que a sua equipa nem sequer tinha perdido (embora tivesse sido clareamente inferior no campo...) intelectualmente desonesto e que fez um jovem adepto do FCP voiajar até Londre para lhe cuspir - o que só se entende se houver mesmo consistência real no boato de que o emérito "coach" tinha feirto propstas obscenas à naamorada do tal jovem adepto. Mourinho não ficará na história do futebol como Michels, Lattek, Paisley, Zagallo, Kovacs, Herrera, Rocco, Menotti, mas provavelmente como um vencedor meteórico, eficaz, antipático e inescrupuloso. Cpt.ºs do Zekez Carvalho.
 
Zekez Carvalho não suporta, não encaixa...
RPS
 
Diz Zekez Carvalho : Não suporto nem encaixo o quê ?
 
Zekez Carvalho, como muitos outros, não encaixa os êxitos do Porto. São sempre apoucados, menorizados.
Mourinho já está na História do futebol Mundial. Aliás, é o único treinador português que está.
RPS
 
"Aliás, é o único treinador português que está."

Não exageremos. O Professor Neca também está.
 
Diz ZekezCarvalho a RPS:Que raio tem a ver o mau carácter do treinador tecnicamente excepcional que é Mourinho com os êxitos do FCP? E eu não escrevi que Mourinho não faria parte da história do futebol; faz, mas não como um dos técnicos que aliaram a classe e o desportivismo à valia profissional;é necessário fazer os comentários nojentos que ele faz sempre que perde? Ainda mais porque é raro perder... Rasgar camisolas de jogadores adversários? Agarrá-los para que não lancem, a bola da linha lateral (FCP-Lazio, há 2 anos)? Fonentar ameaças de morte a arbitros sob o falso pretexto de que o treinador adversário falou com eles no balneário? Assediar raparigas comprometidas?
 
Caro Zekez: essa história da moça comprometida - que a mim me passa ao lado, nada tenho a ver com isso e que nem sei se é verdadeira - parece ter-te perturbado imensa.
Ainda te disse há pouco tempo: estou farto de ouvir falar do Mourinho. E quero que o treinador do Chelsea se dane!
Mas que é o melhor treinador do mundo, é. Dizem muitos. Eu disse quando ele estava no Leiria. E tu disseste que eu estava louco!
RPS
 
Diz ZekezCarvalho a RPS: É verdade que disseste que ele era o melhor treinador portguês (e não do mundo) quendo Mourinho estava no Leiria. Tinhas razão, como habitualmente quando estão em causa prognosticos, e eu não. Mas partir daí para melhor treinador mundial... E Hiddink, Cappello, Bianchi, Lippi ou Hitzfeld? Já agora, JPF não estará a ficar chateado popr estarmos a transformar isto numa espécie de chat room privada ?
 
o jogo está a afunilar-se. de facto.
 
O JPF... esse foi um remate muito sesgado...
RPS
 
Diz Zekez Carvalho: remate sesgado sim, e ainda por cima desferido com o pé de dentro...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?