27.5.05

 

A magia do coletinho (JCS)

Faz por agora um ano, que os Portugueses aderiram de corpo e alma ao Euro.

A face visível desse apoio ainda por aí anda, embora esfarrapada pelas janelas e varandas deste país: A bandeira de Portugal, descorada, apodrecida, orgulhosamente pendurada até ao fim da resistência do último fio.

Um ano depois, os portugueses voltam a mostrar que estão unidos. Desta vez em torno do colete reflector.

Eles andam aí, pendurados nos bancos da frente de cada carro. Verde e Rosa choque, a servirem de capa.
Depois da pulseira metálica com duas bolinhas na ponta que curava o reumatismo, o mau humor, e até aliviava as bolsas; depois das capas para os bancos do automóvel em palhinha, ou com bolhinhas de ar, para curar todas as maleitas da coluna; eis que surge o milagroso colete reflector.

É uma dor de cabeça. Cada vez que ultrapasso, penso que quem está a ser ultrapassado é da brigada de trânsito da GNR. Eles lá vão, todos contentes, a dormir em cima do volante, sem mexer o pescoço, protegidos com o coletezinho, que brilha no escuro, imunes ás asneiras que fazem na estrada.

Eu também tenho o meu colete. Empacotado de origem, respeitando a tal norma XPTO da nossa Europa colorida a 25.
Está guardado na bagageira do carro. Ao contrário de muitos portugueses, nem quero saber se me fica grande, se a cor é bonita. Tal como os air-bags da minha viatura auto-portante, só espero nunca ter de o usar.


PS: Parabéns JPF. Este é um blog democrático. Descobri pelos comentários ao post “Amnésia Rodoviária”, que há quem leia o Fado Falado sem os mínimos conhecimentos do mundo da Internet.
Só assim se compreende que “inteligentes anónimos” escrevam sempre em maiúsculas. Alguém lhes pode explicar porque razão não o devem fazer?

Comments:
Acho que uma das funções do coletezinho brilhante e reflector é sinalizar.
Ora senão, vejamos:
Como tão bem foi referido: "...protegidos com o coletezinho, que brilha no escuro, imunes ás asneiras que fazem na estrada."
Este colete que se vislumbra à distância, avisa aqueles que são condutores minimamente civilizados e que fazem poucas ou quase nenhuma asneira no asfalto (ou falta dele), da presença de tais seres.
 
O Colete deve ser colocado nas costas do Banco e não nas costas de quem conduz, porque a sua utilização ainda não é obrigatória. Além disso, um colecte fica sempre bem ao lado do cão que abana a cabeça. É também curioso, que em Portugal as leis mais cumpridas são as que ainda não estão em vigor.
 
como disse o M.Sousa Tavares: é mais uma coisa para a brigada perder tempo enquanto vistoria o carro: seguro, tem, selo, tem, colete, tem; mas que em nada aumenta a segurança!
quantas pessoas morrem por ano por estarem a mudar o pneu sem estarem bem sinalizados. mas se se evitar uma morte, claro está...
mas o que eles deviam andar em cima era desses ponhónhós que não dão piscas, que andam pela esquerda, blablbalabla, e ver em que estado vergonhoso estão as nossas estradas.
passem por uma qq nacional fora do distrito do porto.......
 
caraças, estes gajos não têm respeito nenhum pelas tendencias da moda! então não é que o amarelo e o laranja estão completamente OUT?
 
lol, já agora, está boa essa das letras maiusculas!!

http://www.blogger.com/comment.g?blogID=9995855&postID=111591165988142634&isPopup=true

ora vai lá ver se encontras alguma letra maiuscula!

as únicas que encontro são as minhas a dizer OUT, e mais, não é mentira nenhuma que o amarelo e o laranja esteja completamente OUT!!!!!!!!!

(pôr muitos "!!'s" é falta de netiqueta????????????)
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?