2.3.05

 

Ao que chega um povo depois de velho… (por Dora Pê)

Já fomos aventureiros quando desarranjámos os mapas, depois fomos melancólicos mas ainda chorávamos a cantar, agora somos deprimidos e…consumimos medicamentos.

Cada vez consumimos mais, e mais que qualquer outro povo, anti-depressivos, tranquilizantes, indutores de sono. Mesmo assim estamos mais tristes e deprimidos que os outros. Só por isto já estamos curados. Temos nova lição a dar ao mundo.

À nossa própria custa fornecemos a evidência que faltava. Que a industria farmacêutica não tem falta de imaginação, nem vergonha. Que por serem genéricos e mais baratos os medicamentos saem sempre caros. Que os médicos não têm tempo nem interesse. Que os farmacêuticos contornam a lei com argumentos do género: “por nós ninguém é infeliz por falta de receita.” Que afinal os jornalistas ainda podem trabalhar quando os principais fornecedores de notícias, partidos e governos, estão ausentes, cada um algures entre o seu próprio passado e futuro.

Provamos assim aos cépticos mais modernos e aos mais antigos toxicodependentes que a tristeza e a infelicidade, como a alegria e a felicidade são químicos de fabrico exclusivo da empresa de estar vivo. E que a fórmula tem pelo menos um segredo: para ultrapassar uns e conquistar outros é proibido acordar dopado.

Dora Pê.

Comments:
Será que temos vergonha do nosso "fado falado"? Sim, aquele "não sei quê que não entendo" como dizia o poeta, que nos fazia viver ou reviver... Aquela palavra Saudade, que é "efeito sonoro" único na nossa nomenclatura ( em língua nenhuma se encontra tradução para esta palavra). O que é certo, é que o nosso "chico espertismo" bate aos pontos a nossa ignorância e manifesta falta de paciência em ultrapassar os maus momentos com uma réstia de esperança naquilo em que algum dia acreditámos... Desenhámos mapas, mas porque tivemos fome e estávamos à rasca com uma crise monumental (1383-1385 - fome, peste e guerra)soubémos dar a volta!Agora temos um novo governo... sairemos desta?... Bravo Dora!!! Sou tua fã... Já agora, sabes onde está a caixa de plástico que levei o ANO PASSADO??? Bjos. CF
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?